Imagem de imagem

por Flora Paul

A curitibana Guadalupe Presas foca o espelho no ensaio fotógrafico Entre Prata e Areia

Guadalupe Presas não costuma se olhar no espelho muito mais do que a média. Mas seu olhar é diferente do que os outros costumam ter. Tanto, que ela escolheu o retângulo que nos reflete como foco de um ensaio de fotografias. A exposição "Entre Prata e Areia" abre nesta sexta-feira, 21 de agosto, na Estreita Galeria de Fotografia, em Curitiba.
 
De primeira, as imagens podem ser até um pouco difíceis de entender. Em grande parte, porque, para focar as imagens no espelho, a curitibana escolheu fotografar em preto e branco. “Se eu colocasse o espelho em uma paisagem cinza, refletindo o céu azul, você repararia no azul, não no espelho”, falou Guadalupe por telefone ao site da Tpm. “Eu queria que não houvesse dispersão do foco e a cor acaba puxando um pouco a atenção. Queria que ficasse bem claro que o que importa é o espelho.”

E por que dar tanta importância ao espelho? “O espelho possibilita mostrar o lugar que geralmente não aparece quando você fotografa. O que está à frente desse recorte escolhido é o que eu queria destacar", diz Guadalupe. A ideia é conseguir juntar diversos ângulos e imagens em uma só.
 
O nome, "Entre Prata e Areia", é explicado pelos elementos que formam o objeto: a base é geralmente feita de vidro, cuja matéria-prima é a areia, e o reflexo é obtido com o vapor de nitrato de prata. “Dentro do ensaio eu coloquei esse espelho no que seria sua própria origem, que seria a areia. E se não fosse o nitrato, talvez ele fosse transparente, então eu queria deixar isso explicito", diz a fotógrafa antes de encerrar: “A imagem que vemos está entre a prata e a areia. O nome veio daí.”
 
Se você mora ou vai passar por Curitiba, pode observar melhor essa imagem da imagem na exposição, que tem entrada gratuita.
 
Vai lá:
"Entre Prata e Areia", por Guadalupe Presas, na Estreita Galeria de Fotografia
R. Conselheiro Araújo, 315, Centro, Curitiba.Tel.: (41) 3262-1362 .
De 21 de agosto a 16 de outubro,
de segunda a sexta das 14h às 18h.
Entrada gratuita.

 

fechar