¡Que lo pases bien!

por Isabella Infantine

Sem medo da gripe suína, Isabella Infantine, da Trip, conta onde se divertir em Bariloche

No aeroporto cheio, devido às férias escolares, a gripe suína sobrevoa. Uma máscara é vista aqui e outra ali. A constante fica por conta das piadas com espirro. Um simples atchim é mal visto. O vizinho da fila do check-in brinca: “la policia pode te llevar”.

Na hora do embarque o constrangedor detector de metais apita para a moça bonita. A bota de gladiador foi trocada por um simples sapatinho de pano na passagem, agora, liberada pelo raio-x.

O próximo passo embaralha a vista. Centenas de vidros de perfumes, bolsas, chocolates e bebidas consomem, na certa, sua retina. E dessa vez a parada é livre de impostos, como se justificasse algo esse free na conquista do mercado pós-crise.

Cartão de embarque destacado, os viajantes tomam a micro que segue rumo el vuelo.  Na aeronave, o alarde da mídia com a influenza demonstra sérias conseqüências. Ao ver o olho da tripulação e metade da cara ta(m)pada, a mãe se desespera e sai distribuindo máscaras para a prole.

Já no hotel, passada a madrugada gelada, o sol ameaça sair na ponta da cordilheira. E que assim seja, pois no mês de julho em Bariloche o tempo fechado com chuva é o previsto. O telefone toca para chamada do café. As cortinas são abertas no bom dia chuvoso e cinza. A tarde dá uma trégua no tempo para a subida do teleférico no Cerro Otto.

Ski em mãos
Dessa vez o despertar é no susto, num pulo. O recepcionista se desculpa pelo olvido com um café da manhã embalado. O passeio do dia segue rumo ao Centro de Ski Cerro Catedral. A chuva aos poucos toma forma de flocos. A neve cai e deixa tudo mais branco. O terreno está preparado para receber os iniciantes de snowboard. Mas a maioria ainda escolhe o ski.

Uma das condições é estar abrigado com roupa impermeável (uma precaução para os eventuais tombos). Daí é alugar, caso não tenha as apertadíssimas botas. Pegue suas tábuas e carregue esse peso divertido até a pista. Tome seu bastão, encaixe a bota no ski e trace sua rota. Na inexperiência, escolha um trajeto livre, sem pessoas no caminho, assim evitará um possível boliche humano.

O bacana de ir correndo para o início da temporada nos centros de ski é chegar no powder, a neve recém-caída e fresca. A maioria dos snowboarders e esquiadores consideram o powder a melhor superfície, pois a neve lisa sobre a montanha deixa flutuar. Ela proporciona a melhor condição para o exercício de novas manobras, curvas cavadas e controle da velocidade.

Para quem quer se aventurar no snowboard o começo da prática é mais difícil que o ski, talvez pela falta do bastão. Mas, uma vez de pé, mantenha os joelhos firmes e flexionados. Os surfistas costumam levar jeito para o snow pela intimidade com a prancha. A semelhança dos esportes fica por conta das voltas, viragens e manobras bastante fluidas.

O nórdico e a snowmobile


Outra modalidade de ski é o nórdico. Diferente do alpino, nesse esporte  apenas a ponta do pé é presa às tábuas de ski mais finas e leves, o que garante uma maior velocidade. Em Bariloche essa prática é feita no Centro de Ski Nórdico. Lá também são realizadas caminhadas com raquetes, passeios em trenó e quadriciclos.

A diversão do inverno é a snowmobile, moto para andar na montanha que utiliza o ski no lugar das rodas para deslizar na neve. No bosque do Cerro Catedral o passeio chega aos 1400 metros de altura. Além das paradas em mirantes naturais, tem uma pausa numa antiga e pequena caverna chamada La Cueva. Lá é servido um jantar com comida patagônica.

Farra da carne
Além da neve a cidade de San Carlos de Bariloche oferece uma excelente gastronomia. Para os carnívoros, um bom corte é garantido - de preferência com um bom vinho. A pedida certeira é o tradicional bife de chorizo no El boliche Del Alberto, ou num centro de bife no Tarquino. O brinde pode ser feito com um cálice de um malbec, melhor uva da argentina. E la cuenta não é tão cara.

Se preferir uma boa cerveja, cuidado com as artesanais, que são bem diferentes. Uma boa Guiness preta cai bem no Irish Pub Wilkenny, ou uma cerveza importada na Família Weiss com uma tabla de ahumados para picar. Na rua, um bom choripan, churrasco de linguiça com pão, enche a barriga em grande estilo.

 

Vai lá:

Cerro Otto (54) 2944 441031 / 5

Centro de Ski Cerro Catedral Endereço: Base Cerro Catedral – CEP 8400 – Casilla de Correos n° 1630
Telefones: 54 2944 – 409000 ;fax. 54 2944 - 409000, ramal (interno) 118

Centro de Ski Nórdico  (54) 2944 15 580204

La Cueva Catedral 1200; telefone: (54) 2944-460064/15309929

El Boliche de Alberto 347 Villegas, telefone: (54) 2944-431433

Tarquino 24 de Septiembre com Saavedra; telefone: (54) 2944-431601

Irish Pub Wilkenny San Martin 435; telefone: (54)294-442-4444

Família Weiss O’ Connor, 401, telefone: (54) 2944-435789

fechar