por Luciana Carpinelli

Cortou os jantares fora do orçamento? Veja essas dicas do que cozinhar à noite em casa

Decidir o que fazer no jantar é sempre uma tarefa árdua para mim. Primeiro porque geralmente estou cansada, com muita fome e preguiça de gastar muito tempo preparando a comida. E depois porque sempre que abro o armário para ver o que dá para fazer, acabo escolhendo aquele pacote esquecido de miojo ou fico com o pão com frios de sempre.

Para evitar a tentação de fazer uma escolha preguiçosa ou então não variar nunca o cardápio, reuni algumas sugestões para um jantar do dia a dia. Veja abaixo três delas e, se quiser conferir todas as 40 receitas fáceis e práticas selecionadas.

Batata doce assada e recheada (no microondas)

Batatas são indispensáveis na minha mesa, mas estou tentando diminuir a quantidade das inglesas. Desta vez, fiz uma baked potato super rápida e fácil usando uma batata doce e adorei o resultado. Além de ser um carboidrato mais saudável, complementei com legumes refogadinhos, mas você pode escolher os seus recheios preferidos: bacon, queijos, sobras de estrogonofefrango desfiado com cream cheese… as possibilidades são praticamente infinitas!

1 batata doce média arredondada
Recheio de sua preferência
Papel alumínio

Lave bem a batata doce com casca e faça alguns furos com um garfo em toda a superfície. Coloque sobre um prato ou recipiente de vidro e leve ao microondas por 8 minutos. Vire e cozinhe por mais 8 minutos. Espete um palito de dente dos dois lados e se ainda não estiver macia, adicione alguns minutos.

Retire do microondas e enrole em papel alumínio para não esfriar. Faça um corte em uma das laterais e pressione com cuidado as duas pontas para que ela se abra.

Você pode rechear com os ingredientes de sua preferência: cream cheese, bacon, calabresa, queijos, cogumelos, legumes, carne moída, frango em pedaços, diversos molhos ou patês etc. Eu fiz um refogado de mini cenouras e tomate com cebola e alho e cobri com requeijão, parmesão ralado e tomilho.
Se quiser complementar o prato, acrescente uma salada bem colorida.

Caesar Salad light (salada de alface com croutons, parmesão, molho caesar light e frango grelhado)

Para aproveitar que o outono ainda não chegou de vez, adoro escolher saladas para substituir os pratos quentes. Uma das minhas preferidas é a Caesar Salad e, para deixá-la ainda mais leve, preparo o tradicional molho caesar com iogurte e acrescento um filé de frango para complementar a refeição. Além de bonita, fica deliciosa (e mata a fome!). :)

Para o Molho Caesar Light:
1 dente de alho amassado ou ralado
1 filé de anchova bem picadinho (ou pasta de anchovas)
1 colher de chá de mostarda (preferencialmente dijon)
1 colher de chá de molho inglês
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado fino
2 colheres de sopa de iogurte natural não adoçado (ou de maionese)
1 colher de sopa de limão espremido
+/- 1 colher de sopa de azeite
Sal e pimenta do reino a vontade

Para a montagem da salada Caesar:
Folhas de alface americana ou romana
Croutons
Queijo parmesão ralado grosso
Filé de frango grelhado (opcional)

Para preparar o molho caesar, coloque em uma tigela o alho, o filé de anchova (eu nunca tenho em casa, então não costumo usar), a mostarda e o molho inglês e misture bem para integrá-los. Depois acrescente o queijo ralado fino, o iogurte (eu substituo a maionese para ficar mais leve) e o limão e vá batendo rapidamente com um garfo ou fouet enquanto despeja o azeite em fio para obter um creme homogêneo. Tempere com sal e pimenta do reino e leve à geladeira.

Separe os croutons, que podem ser comprados prontos ou feitos rapidamente em casa com esta receitinha. Estes da foto eu fiz com fatias de pão integral.

A receita original da salada Caesar não inclui o filé de frango, mas ela aparece em diversos cardápios com este complemento. Como geralmente eu a faço como prato único, incluo a proteína para que a refeição fique mais completa. Costumo temperar o frango com sal, pimenta do reino, uma pitada de cominho em pó e limão espremido pelo menos uns 15 minutos antes de grelhá-lo na frigideira antiaderente sem nenhum tipo de gordura. Depois disso, corto em tiras e deixo esfriar um pouco para que a alface não murche.

Para a montagem, rasgue as folhas de alface e coloque-as em uma tigela. Despeje metade do molho e misture bem para distribuí-lo sobre todos os pedaços. Com as folhas temperadas, monte a base da sua Caesar Salad em um prato ou travessa. Espalhe por cima os croutons, as tiras de frango grelhado (se for usar) e salpique parmesão ralado grosso (sem exagero para que o queijo não se sobreponha ao molho). Finalize com o restante do molho.

Esta quantidade serve muito bem uma pessoa.

Torta salgada de pão amanhecido

Comecei esta torta inspirada na quiche de caneca que vi em um workshop, mas acabei ficando com medo de não dar certo no micro-ondas e perder meu jantar, então acabei assando no forno tradicional mesmo. Virou uma espécie de pudim de pão salgado, ótima para um lanche rápido.

2 pães amanhecidos cortados em cubos
1 ovo
3/4 xícara de creme de leite
2 1/2 colheres de sopa de queijo ralado
1 1/2 colher de sopa de ervas frescas picadas
1 filé de frango cozido e desfiado*
2 fatias finas de muçarela*
1 ou 2 tomates cereja grandes*
Azeite ou manteiga para untar
Sal e pimenta do reino a vontade

Com um garfo ou fouet, bata levemente o ovo com o creme de leite até ficar homogêneo e acrescente 2 colheres do queijo ralado e 1 colher das ervas. Tempere com sal e pimenta do reino.

Unte uma assadeira ou refratário com um pouquinho de azeite ou manteiga e cubra o fundo com os pedaços de pão. Regue-os com o creme, umedecendo-os bem e, por cima, distribua o frango, a muçarela e o tomate em rodelas. Salpique o restante do queijo ralado e das ervas e leve ao forno pré-aquecido em 250°C por 20 a 25 minutos até começar a dourar.

Esta quantidade serve duas pessoas como lanche ou, com algum complemento (uma salada caprichada, por exemplo), como refeição leve.

* Sugestões de recheio:
. cubinhos de muçarela e presunto ou peito de peru com tomate e orégano
. queijos ralados misturados
. carne moída (com cenoura)
carne louca
. frango desfiado refogado com milho e requeijão por cima
. legumes em cubinhos salteados na manteiga
. espinafre ou escarola refogados
. linguiça defumada picadinha coberta com cream cheese
. 1 lata de atum escorrida e misturada com ervilhas e/ou cenoura cozida picadinha
. 1 lata de sardinha escorrida e tomate picadinho temperado com um pouco de sal e azeite
. muçarela de búfala com tomate seco e rúcula
. brócolis cozido com molho bechamel cremoso (com ou sem queijo)
ricota temperada com pedaços de azeitonas ou lascas de amêndoas ou nozes picadas
refogado de abobrinha com linguiça
guisado colorido rápido
. cogumelos refogados na manteiga com um pouquinho de creme de leite
. salame picadinho com cream cheese em cima


*Luciana Carpinelli é aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas. Seu blog é o Cozinhando para 2 ou 1 // www.facebook.com/CozinhandoPara2Ou1

matérias relacionadas