Festa da primavera

por Flora Paul

Festival Satyrianas celebra a estação com teatro, cinema e artes plásticas em São Paulo

Acontece na capital paulista entre hoje, 30 de outubro, e o dia 2 de novembro uma "grande festa, uma saudação a primavera". São as Satyrianas 2009, evento promovido pela prestigiada companha de teatro Os Satyros. Quem define o evento é Cléo de Páris, uma das atrizes da companhia. São 78 horas ininterruptas de muita arte na Praça Roosevelt, celebrado espaço cultural da cidade.
 
"O evento começou com teatro, mas hoje tem música, cinema, esse ano também incluímos artes plásticas. Virou um grande festival de cultura", explica Cléo, que integra o elenco d'Os Satyros desde 2004 e sempre participa da celebração, que chega, agora em sua 10ª edição. “É uma loucura, tem sempre muita gente. E é uma delícia. Você fica por lá, vê uma peça, encontra os amigos”.
 
Este ano quatro tendas apresentam peças da nova dramaturgia com 20 minutos de duração (como Sem, de Rodrigo Nogueira, com Cynthia Falabella e Rodrigo Mandes) e performances de artistas plásticos (como Maurício Ianês e Cris Bierrenbach), exibem filmes de média-metragem, têm apresentações circenses e bate-papos sobre literatura, além de várias outras atividades. Todas as atrações das tendas são gratuitas.
 
Para ver peças já em cartaz, as companhias de teatro têm o “ingresso consciente”: o espectador escolhe quanto paga, com a contribuição mínima de R$ 2. Vencedora do premiação cubana Villanueva como um dos melhores espetáculos estrangeiros de 2008, a peça Liz, d'Os Satyros e com Cléo como a personagem principal rainha Elizabeth II, é uma das boas opções do festival.
 
Vai lá:
Satyrianas 2009
Praça Roosevelt,Centro, São Paulo
De 30 de outubro a 2 de novembro
Confira a programação completa com preços, locais e horários no site do festival

 

fechar