Contando calorias, ou não: macarrão

por Luciana Carpinelli

Aprenda duas receitas fáceis e deliciosas: uma mais light e outra bem tradicional

Vetado em muitas dietas da moda, a massa não é tão proibida assim. Aprenda duas receitas fáceis e deliciosas: uma mais light e outra bem tradicional

Está completamente enganado quem diz que devemos evitar ao máximo os carboidratos: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), toda pessoa deve ingerir diariamente cerca de 50% a 60% de carboidratos (de preferência integrais), 20% a 30% de lipídeos (de preferência vegetais) e 10% a 15% de proteína (animais ou vegetais), além de vitaminas, sais minerais e fibras. Isso porque o organismo precisa de todos eles para se manter saudável.

E, ao contrário do que muita gente pensa, os carboidratos são indispensáveis principalmente para quem pratica atividades de alta intensidade. Sem estoque de energia, o corpo começa a queimar as gorduras mas também os músculos, que são muito mais difíceis de recuperar. Por isso, todo mundo merece um macarrãozinho gostoso de vez em quando, seja ele acompanhado de um molho italiano com bacon ou então de uma combinação leve e saborosa de legumes. Qual é a sua preferida?

Massa com abobrinha, limão e hortelã

O grande vilão da perda de peso não é a massa de vez em quando, mas a escolha errada do complemento, como o tipo de molho e a carne que a acompanha. Em vez de um creme calórico de queijos, prefira um molho leve com vegetais, como esta sugestão extremamente light e deliciosa.

1 porção de massa (de preferência integral)
1/2 abobrinha em rodelas fininhas
1/2 limão espremido
2 ramos de hortelã bem picadinha
2 colheres de sopa de cebola picada
Azeite, sal e pimenta do reino a vontade
Raspas de limão para servir

Coloque a massa para cozinhar de acordo com as instruções para ficar al dente. Quando ela estiver quase pronta, comece a preparar as abobrinhas.

Aqueça uma frigideira alta e adicione um fiozinho de azeite. Coloque a cebola para refogar (eu usei da roxa para deixar o prato mais colorido) e, em seguida, acrescente a abobrinha. Mexa com cuidado e, quando começar a dourar, adicione o caldo de limão (eu usei do siciliano) e a hortelã. Misture, tempere com sal e pimenta do reino.

Escorra a massa e coloque-a na frigideira com o “molho” para envolvê-la completamente. Coloque no prato e distribua um pouquinho de raspas de limão por cima para finalizar.

Este é um ótimo acompanhamento para um peixe grelhadinho, mas combina também com um filé de frango ou de carne, também grelhados.

Esta quantidade é suficiente para uma pessoa.

Espaguete à amatriciana (All’amatriciana)

Esta é uma receita italiana super tradicional, perfeita para quem aprecia um bom prato de massa sem peso na consciência. Preparada com tomate, bacon, pimenta e queijo, resta alguma dúvida de que esta combinação dá muito certo?

50g. de bacon em cubinhos
2 colheres de sopa de cebola picadinha
1 dente de alho pequeno amassado
2 tomates bem maduros ou 2/3 xícara de polpa de tomate/tomates pelados em lata com o suco (ou metade de cada)
50g. de queijo pecorino ou parmesão ralado
1 colher de chá de pimenta calabresa desidratada ou 1/2 pimenta dedo de moça picadinha
Pimenta do reino a vontade
1 porção de massa

Dica: A receita original do molho All’amatriciana é historicamente servida exclusivamente com a massa bucatini, que é um tipo de espaguete mais grosso e com um furinho no meio, para que o molho entre nele e o deixe ainda mais saboroso. Hoje em dia, é aceitável servi-lo com o espaguete, mas não com outros cortes de massa. Entretanto, como o prato é seu, você pode saboreá-lo com o que preferir.

Enquanto a cozinha a massa, coloque o bacon para soltar a gordura em uma panela em fogo baixo (se precisar, adicione um fiozinho de azeite). Quando começar a dourar, acrescente a cebola e o alho para refogar um pouquinho. Em seguida, coloque o tomate/polpa de tomate, a pimenta calabresa, tempere com pimenta do reino (como o bacon e o queijo já são salgados, geralmente não é necessário acrescentar sal). Mexa bem e deixe cozinhar por uns 10 a 15 minutos, com a panela tampada e mexendo de vez em quando, até o tomate estar se desfazendo. Reserve mais ou menos uma colher de sopa do queijo ralado e misture o restante ao molho.

Escorra a massa e coloque-a na panela do molho para envolvê-la bem. Sirva em seguida com o queijo reservado por cima.

Esta quantidade é suficiente para uma pessoa.

*Luciana Carpinelli é aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses – entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas. Seu blog é o Cozinhando para 2 ou 1 cozinhandopara2ou1.com

fechar