O cantor falou com a Tpm sobre o seu trabalho mais recente: ’’para mim é onde fui mais longe artisticamente’’
Em A praia, novo trabalho de Cícero, o cantor explora os efeitos da distância do mar em seu dia a dia. Morador do Rio de Janeiro desde pequeno, se mudou para São Paulo para ficar "mais organizado com a própria vida". Aqui, sentiu a diferença que uma cidade de prédios tem: ela não se baseia no mar para criar uma rotina.
Este terceiro álbum vem para ocupar o vácuo sonoro que existia entre os anteriores. Canções de apartamento, trabalho de estreia, fez com que sua música chegasse a vários lugares do Brasil, e Sábado, de 2013, é mais introspectivo e, por isso, teve menos alcance.
Em entrevista por telefone, ele conta: "Eu vinha de um disco pesado e problemático. O Sábado tem músicas angustiantes e se contrapõe ao Canções, mais romântico e fantasioso. Depois desse percurso, eu estava amadurecendo na minha cabeça a vontade de fazer um disco leve e fluído."
A praia se tornou uma válvula de escape para Cícero, e foi inspirado nesse sentimento que ele criou o álbum recém-lançado. "Nunca fui ligado à praia, mas morando aqui entendi a função do mar pra quem vive perto dele. Eu queria que esse disco tivesse harmonias diferentes, mas que soasse natural e não gerasse desconfortos como o Sábado acabou gerando", conta sem deixar de recordar o trabalho anterior.
"Não queria jogar nas costas do ouvinte o peso que joguei com o Sábado, para não soar um disco desafiador"
No Sábado as melodias são densas e pesadas. Difíceis de serem digeridas. Quem ouve as músicas voz e violão que fizeram Cícero ganhar shows em diversos lugares do país em 2011 nem sempre se identifica com a sonoridade.
Pergunto se ele se arrepende desse trabalho. "Não, para mim é onde fui mais longe artisticamente. Senti que ele comunicou pouco com quem ouviu. Uma obra se faz no diálogo entre o artista e o público, senão vira uma terapia", responde.
O lugar do A praia é exatamente esse, colocar a voz de Cícero junto com as composições simples outra vez. Porém, com melodias mais bem arranjadas que transmitem tranquilidade e vontade de ouvir cada faixa até o fim. "Me sinto mais maduro musicalmente e confiante sobre o que acontece antes, durante e depois da feitura de um disco", conclui.
Para baixar A praia, vai lá: http://www.cicero.net.br/