Gabi Sampaio traz dicas imperdíveis de gastronomia em seu novo espaço quinzenal no site

Oi, tudo bem? Eu sou a Gabi e fui convidada para este espaço pra dividir com vocês quinzenalmente as minhas experiências culinárias. 

Eu sou jornalista e, depois de algum tempo, tive aquela clássica crise existencial e resolvi buscar outra profissão. Entre 2003 e 2004 eu estudei gastronomia e me diverti horrores. Comi muito, fiz grandes amigos e aprendi muita coisa. Aprendi, inclusive, que o negócio não é só glamour. E que a cozinha de um restaurante é um lugar meio “inóspito” para mulheres. Claro, tem as que se dão bem e que são excelentes. Mas eu não quis abrir mão de algumas coisas, como pernas sem varizes (ou quase!), esmalte, maquiagem e impressões digitais intactas. Fútil? Não. Cada um sabe dos seus limites, certo?

Então eu peguei meu banquinho e voltei pra minha profissão original. Escrever é meu negócio. Cozinhar é minha terapia. Escrever sobre comida, então, é a minha versão do tão sonhado “trabalhar com tesão”. :-)

Junte à essa mistura a internet. É meu meio de comunicação favorito. Devo muito do que sei à escola e aos livros. Mas na web eu encontrei um universo sem fim de técnicas, receitas, produtos, pessoas e culinárias que, de outro modo, levaria uma vida inteira pra conhecer. E com a maioria das pessoas deve ter sido assim. Que dizer dessa febre foodie no ar há algum tempo? Todos querem saber, todos querem provar, todos querem opinar e, melhor, todos querem cozinhar. E isso é muito legal!

E aí os celulares resolveram ficar espertos. Os computadores diminuíram, achataram, ficaram mais poderosos e portáteis. Uma revolução. Se você é dona de um smartphone ou um iPad e gosta de cozinhar, certamente já coleciona diversos aplicativos, certo?

Pois nessa minha coluna de estreia eu compartilho com vocês alguns dos meus apps favoritos do momento, meus salvadores da pátria, minhas inspirações ou simplesmente meus canais de food porn. Porque, sim, gatas: comida pode ser um negócio PORNOGRÁFICO!

Então, chega de apresentações, biografias e blá blá blá. Vamos ao que interessa. 

Antes, só um adendo: alguns desses apps são em outras línguas. Mas não deixe que isso seja um empecilho se você não é metida a poliglota. Tente. Você verá como é incrivelmente fácil entender algo quando se está com fome e como nosso vocabulário melhora muito com termos culinários!

Veja a galeria abaixo e depois divida com a gente nos comentários os seus aplicativos gastronômicos favoritos.

Gabriela Sampaio Fergusson, 34 anos, é jornalista especializada em Gastronomia e Tecnologia e mantém o tumblr Céu da Boca http://ceudaboca.tumblr.com

fechar