Carta aberta à Michelle Obama

por Juliana Sampaio
Tpm #85

Vamos nos livrar da síndrome dos cabelos alisados já!

Nossas colaboradoras do www.mothern.blogspot.com fazem um apelo à primeira-dama dos Estados Unidos: vamos nos livrar da síndrome dos cabelos alisados já!

 

 

Foi com imensa alegria e esperança que as­sis­ti­mos, aqui da periferia, à posse de seu marido como pre­sidente do pla­ne­ta. Quan­ta emoção ver sua jo­vem e belís­si­ma família sorridente, en­cantando a to­dos com uma elegância e uma inteli­gên­cia que há muito não se via aí nos in­qui­li­nos da Casa Branca.

Você estava linda, Michelle, parabéns! Seu ma­ri­do é puro char­me e suas filhi­nhas são encantadoras. Não deve ser nada fá­cil ter todo mundo (lite­ral­men­te) olhan­do pra cada detalhe do seu visual, à bus­­ca de algo para criticar. E vocês se saíram muito bem.

Mas agora que estão confortavel­men­­te ins­tala­dos no lugar que merecem, e a opi­­nião dos caretas wasp (White, An­glo-Sa­xon and Protestant) não vai mu­dar isso, será que dava pra vo­cê, Malia e Sasha man­darem à merda essa moda de cabelos li­sos a qual­quer custo?

Já que qualquer coisa que vocês fizerem daqui pra frente vai virar tendência imediata (ou, no mínimo, vi­­rar tema de debates calorosos), que tal aproveitar es­ses holofotes pra nos libertar – nós, mu­lhe­res ca­chea­­das de todas as etnias – da ditadura do ca­belão es­cor­rido e lançar a mo­da dos cabelos ao natural, sem ali­sa­men­tos, chapinhas nem escovas? Assim, em vez de perderem horas no salão do­man­do as jubas, as ga­ro­tas vão ter mais tempo livre para fazer outras coi­sas di­ver­tidas, inteligentes e pro­du­ti­vas, como brin­­car, ler, estudar e – quem sabe um dia – até pre­sidir um dos nossos países.

Promete que vai pensar, Michelle? Te­mos certeza de que vo­cês vão continuar lin­das como sempre. Vai ser um ato tão im­por­­tan­te pra nós como foi para o mundo o compromisso que seu mari­do assinou de fechar Guantánamo em um ano. E ou­tra tor­tura a menos.

Desde já, agradecemos todas.

fechar