A artista espanhola Sara Ramo é um dos grandes destaques de mostra brasileira no MAM
Se quando criança, os boletins escolares não eram motivo de orgulho para a espanhola Sara Ramo, aos 35 anos ela tem pretextos de sobra para se orgulhar da profissão que escolheu. Filha de pai espanhol e mãe mineira, criada entre Minas e Madri, a artista ganhou visibilidade no Brasil e no exterior nos últimos anos. Participou da 53ª Bienal de Veneza em 2009 e da 29ª Bienal de São Paulo no ano passado. Este ano, Sara está mais uma vez no MAM, de São Paulo, para o 32º Panorama da Arte Brasileira.
A espanhola, que participou da exposição também em 2003, nesta edição, apresenta os vídeos Traslado e Planos Móveis. Em vídeo, fotografia ou instalação, Sara trabalha com elementos do caos e do cotidiano. Em Traslado a artista desfaz uma mala repleta de objetos como ventiladores e abajures e quando finalmente tudo é retirado e colocado no chão da sala, ela entra na mala e desaparece.
O teor político e social é confirmado por Sara na maioria de suas obras. “Meu trabalho pode parecer insignificante, mas cada pequena atitude pode provocar uma pequena mudança, e já é alguma coisa”, solta a artista, se referindo à atual crise econômica na Espanha, onde vive no momento.
Vai lá: 32º Panorama da Arte Brasileira Itinerários, itinerâncias no MAM - Parque do Ibirapuera, até 18/12. R$ 5,50. São Paulo, SP, (11) 5085-1300