por Flora Paul

Christian Caselli fala de exposição, no Rio de Janeiro, de fotografias feitas com celular

“Sabe aquela clássica frase que todo mundo fala: 'Ai, se eu tivesse uma câmera aqui'? Comecei a exercer isso na prática: eu estava com a câmera porque eu estava com o celular”, explicou ao site da Tpm Christian Caselli, autor de 500 fotografias da mostra "Foto-celular", que ainda conta com 63 fotos tiradas pelo público, escolhidas por um concurso.
 
Jornalista formado, Christian, curador da exposição, escolheu trabalhar com audiovisual. “Acompanhei a mudança da película para o digital e o quanto ela é acessível, muito mais barata, mas com qualidade boa. Sempre lutei um pouco por isso. Tudo o que eu faço posso fazer com tecnologia e pouco dinheiro.” Com um de seus curtas, O Paradoxo da Espera do Ônibus, que tem mais de 380 mil visitas no YouTube, viajou a festivais. Em um deles, ganhou como prêmio um celular com câmera de boa resolução. Passou a fotografar as cidades para onde viajava, calibrar seu olhar para o que acontecia a sua volta. “Gosto de pegar peculiaridades, de surpresa, de estranheza. Eu não sou o cara que tira foto com o amiguinho no aniversário.”
 
Quando resolveu mostrar as fotografias feitas com um celular para outras pessoas, Christian percebeu a surpresa pela qualidade técnica das fotos. Mas, na exposição, ele não quer apenas mostrar como a tecnologia democratizou a fotografia. “Será que existe uma nova linguagem pelo fato de andarmos o tempo todo com uma câmera no bolso?”, questiona. “Dizem que há uma linguagem do fotojornalismo, mas não são necessariamente fotos de um acontecimento. Ultrapassa o fotojornalismo, a palavra jornalismo não está bem empregada aí. É mais um registro de realidade. Pode ser de um detalhe de uma coisa que você achou bonita. Um olhar peculiar pode informar muito bem.”
 
Além da exposição, também ocorrerão oficinas de fotografia e debates. Confira horários e programação em www.foto-celular.com.
 
Vai lá:

"Foto-celular", no Centro Cultural da Justiça Eleitoral
R. Primeiro de Março, 42, centro, Rio de Janeiro, RJ
De 13 de janeiro a 7 de março
De quarta a domingo, das 12h às 19h
Entrada franca
Tel.: (21) 2253-7566
www.foto-celular.com

matérias relacionadas