por Nina Lemos
Tpm #158

Entramos no mundo dos sites de encontro que tentam fazer mulher brasileira casar com homem europeu ou americano. Fiquem atentas, irmãs, fiquem atentas!

Que tal ter uma “Brazilian date experience”? É assim que o site BrazilCupid, especializado em dates on-line entre brasileiras e homens estrangeiros, se vende. Claro, homens brasileiros também podem encontrar mulheres europeias. Mas toda a publicidade do negócio mostra fotos de mulheres brasileiras morenas, brejeiras. Um verdadeiro mercado estereotipado.

As agências de encontros entre brasileiras e gringos sempre existiram. Agora, claro, elas viraram plataformas on-line de encontro. Entramos no BrazilCupid e no Romântico Brasil – que diz, em sua home, “a sua chance de conhecer um amor estrangeiro” –, para ter certeza do que se tratava. Esse é um assunto sério. Na Alemanha, por exemplo, o maior número de imigrantes brasileiros é de mulheres que mudam para casar. Esse é um “mercado”.

No BrazilCupid e no Romântico Brasil você tem que dizer de cara se você poderia se mudar de país. O Brazil Cupid parece com o famoso OK Cupid. Tentei uma conversa com um americano.
Primeira pergunta que ele faz: “O que você está fazendo em um site de brasileiras se você é europeia?”. Bem, eu não sou europeia. Mas e se eu fosse? Por que eu não poderia ser uma europeia procurando um homem brasileiro? O que teria de anormal? Por que ele, americano, pode procurar um amor brasileiro e uma europeia não?

No Romântico Brasil a coisa é mais séria e parece ser para casamento. Tive que falar meu peso, minha altura e minha religião. O que vi lá: mulheres brasileiras de todas as idades querendo um amor. A maioria dizia que não estava certa de mudar de país, outras que mudariam, sim. E, mais uma vez, ninguém me chamou para sair ou conversar. Branca desse jeito, como posso ser brasileira? Recado para os gringos: não somos todas passistas de escola de samba! Acordem! E brasileiras: abram o olho!

fechar