Billabong Girls Stand Up Day

por Natacha Cortêz

Mar, meninas, areia branquinha e uma tarde de relaxamento e música pra embalar

No último sábado, 24 de novembro, a Tpm pegou a estrada e desceu a serra rumo ao litoral norte de São Paulo pra acompanhar um dia de mar, meninas e stand up paddle no lindo cenário da praia da Baleia, em São Sebastião.

Tudo porque acontecia o Billabong Girls Stand Up Day, evento realizado pela Billabong Brasil em parceria com a Revista Tpm, e que em sua primeira edição trouxe uma competição de stand up paddle feminino. Nessa modalidade de esporte com prancha é usada a prancha de stand up (que é maior para possibilitar estabilidade), o paddle (remo pra impulsionar o deslocamento) e o leash (pra prender a prancha no pé) pra percorrer distâncias e contemplar o mar.

Mesmo com o céu fechado e ondas mais animadas do que a organização do evento esperava, cerca de 60 inscritas toparam o desafio, que oferecia trajetos em duas categorias, a fun race e a 12,6 Open, ou apenas race. A fun é destinada a meninas amadoras, que estão começando no stand up, por isso, o circuito é menor, 4 km, e a prancha é adequada justamente para menores distâncias. Já na race, as competidoras enfrentaram 8 km de percurso. As provas aconteceram ao mesmo tempo e duraram cerca de 40 minutos.

A paulista de Ubatuba, Aline Adisaka, 20 anos, foi a vencedora na categoria fun race, realizando o percurso com o tempo de 21 minutos e 54 segundos. Há um ano ela conheceu o esporte e nos contou que "certamente foi amor a primeira vista". Antes do stand up, ela nunca tinha subido em uma prancha antes, hoje, mesmo com prancha emprestadam não consegue mais largar a atividade. Pra Aline, o melhor da modalidade é "a forma democrática como ela alcança qualquer um. Não importa idade, nem forma física. Conheço mulheres mais velhas, gordinhas, que não são atletas nem chegaram perto disso, e hoje praticam sempre o stand up".

Luciana Paula Camargo, 37, com o tempo de 39 minutos e 3 segundos conquistou o primeiro lugar na race. Ela mora na praia e foi justamente a mudança para o litoral que a colocou em contato com os esportes que acontecem no mar e na areia. Não nega experimentar nenhum, mas também se apaixonou pelo stand up logo no primeiro contato. "A relação com a natureza e os momentos de instrospecção que tenho quando estou alí na prancha, só eu e o mar, são impagáveis", se declara.

As três primeiras colocadas em cada categoria receberam vouchers para serem trocados por produtos Billabong Girls e assinatura de um ano da Tpm, totalizando R$12 mil em prêmios.

Além da disputa, o público foi convidado a estender a tarde na Billabong House, uma casa espaçosa, cercada por um jardim fresquinho com cara pro mar. No espaço, aulas de yoga e pilates funcional, uma tenda que oferecia massagens relaxantes durante todo o dia, banquete de frutas desde a primeira hora da manhã; e no final do dia, show com o músico Guizado, acompanhado do DJ Marcão, e happy hour de caipirinhas tropicais e muita água de coco.

fechar