Apps ensinam meninas a lavar e passar. Hem?!

por Nina Lemos
Tpm #161

Denúncia: jogos para tablet feitos para meninas ensinam a lavar, passar e cuidar da casa. E, não, não existem versões para meninos!

“A princesa arruma a casa”. “A lavanderia das garotas”. Não são nomes de jogos para crianças dos anos 50, mas de games encontrados na Apple Store ontem. Sim, o tempo passa. Mas o mundo continua ensinando as garotas que elas devem brincar de passar, lavar e limpar banheiro. Afinal, precisam se acostumar, pois são elas que vão fazer isso quando crescerem, não é mesmo? (Sim, é ironia). Enquanto isso, os meninos brincam de conquistar impérios e planetas distantes.

Foi um susto ver que a mais avançada das tecnologias continua reproduzindo esse modelo tosco e antigo. A Amelinha (a boneca dona de casa dos anos 70) pode até ter mudado de roupa e virado virtual, mas continua viva. Medo. Abaixo, alguns aplicativos que testamos.

 

Housekeeping the real maid: Uma moça de roupa rosa arruma a casa. Sim, ela é uma dona de casa. Não, não existe homem no jogo.

Cleaning day: Faz parte da série Fashion Doll. Uma moça magérrima, tipo a Barbie, tem um dia de limpeza em casa. Com direito a passar esfregão no banheiro.

Supergirl housekeeping: Você tem que ajudar uma super-heroína vestida de princesa a fazer a faxina.

Princesa cleaning: Outra princesa tem que fazer faxina em sua casa (zzz).

Laundry girl washing clothes: A menina pode escolher se lava na máquina ou à mão e treina o processo de colocar sabão, amaciante etc.

Sandy limpeza da casa: Uma jovem sensual (claro) tem que fazer uma faxina pesada, matar insetos e passar aspirador.

Kids laundry: Enfim, um jogo em que os meninos participam da limpeza! Aqui, uma menina e um menino lavam juntos. (Não, não existem jogos de limpeza com garotos sozinhos.)

Créditos

Ilustração: Tereza Bettinardi

fechar