A tacha é o novo tricô

Tpm / Punk

por Nina Lemos
Tpm #92

O estilista Fabio Kawallys ensina Nina Lemos - e você - a colocar tachas em sua jaqueta

WORKSHOP

“Vou passar o fim de semana na praia tomando sol e colocando tacha.” Depois que meu amigo, artista plástico e estilista Fabio Kawallys falou isso no meio de uma festa, fiquei intrigada. Como assim colocando tacha? Ele falava como alguém que dissesse: “Vou passar o feriado no campo fazendo tricô”. Logo entendi do que se trata. Colocar tacha é, como o nome diz, fazer uma jaqueta jeans ou um short, por exemplo, ficar incrivelmente punk. Lembrei das jaquetas do Fabio (ele vai começar a vendê-las por preços que eu nunca vou poder comprar). E entendi que aquele passatempo poderia me caber melhor do que aprender a tricotar. Por isso, pedi que ele me desse uma aula. Colocar tacha é uma coisa simples. Basta que você tenha uma jaqueta velha, algumas tachas que você compra em alguma rua tipo a 25 de Março (SP) e um objeto específico, daqueles de fazer bijuteria. “Você pode usar um garfo, uma colher, qualquer coisa”, me acalmou o professor.

 

 

 

Como colocar tacha:

1. Aperte a tacha com força no jeans, até que ela faça algo como “plec”;

2. Elas têm duas ou quatro garras. Por isso, depois de furar a sua jaqueta, você precisa fazer a parte chata, que é entortar cada uma das garrinhas para que ela fique presa na roupa.

Achei que não ia conseguir. Mas Fabio me incentivou. Mesmo na hora em que eu coloquei uma torta. “Não precisa ser reto! Esta é uma arte punk. Pode ficar torto, de qualquer jeito.” Pronto. Depois dessa, soube que eu, completamente incapaz de fazer qualquer coisa “reta”, estava irremediavelmente viciada em tachas. “Minha primeira jaqueta de tacha fiz quando trabalhava na Ellus. Depois, fui morar em Londres, em um bairro que tinha uma fábrica de tachas! Comprei milhões delas e quase fui à falência porque eram caras”, explicou. “E agora, que eu tenho uma banda de rock, posso usar tacha o tempo todo, porque no rock o básico é o excesso!” Toda a empolgação do meu amigo é porque ele inventou uma banda, a Alloyha Copacabana, que se apresenta em São Paulo e se define como “uma banda de roupa”, já que os modelos deles no palco são muito mais importantes que as músicas (que são dubladas) ou os instrumentos (que são de papelão). Mas o melhor de colocar tacha é que, enquanto você coloca uma aqui e o seu amigo outra ali, você fofoca. O que só me deu mais certeza para afirmar: A TACHA É O NOVO TRICÔ!

fechar