Renato Sérgio de Lima
Secretário-geral do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Até o aparecimento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, organização que Renato Sérgio de Lima ajudou a fundar em 2006 e que hoje coordena como secretário-geral, o diálogo entre policiais civis, militares, sociólogos e juristas era feito basicamente por meio de declarações agressivas pelos jornais. Temas como avaliação de desempenho das polícias, desrespeitos às liberdades civis, corrupção policial ou aperfeiçoamento das práticas policiais eram tratados quase como desacato às autoridades constituídas e desdenhados como ofensas ou piada, não como problemas que afetam a sociedade, o que na realidade são. Em vez de se somar às fileiras de um dos muitos lados desse ambiente de ânimos acirrados e diálogo de surdos, o fórum optou pela neutralidade. Inaugurou assim um espaço novo, de relacionamento, na área de segurança pública. Estabelecido o relacionamento entre as partes, aos poucos vai se consolidando um sentimento de que a segurança pública pode melhorar. O caminho a percorrer é longo. Mas hoje, pelo menos, parece que está no rumo certo.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip FM
Pai, filho e o espírito de 70
-
Tpm
As redes sociais estão sabotando o seu namoro?
-
Tpm
Benditos sejam os ventres (que sustentam o capitalismo)
-
Trip FM
Júlio e a leveza do Mamute
-
Trip
O plano do Google para uma internet sem cliques
-
Trip
Santos sempre foi caminho. Quando virou destino?
-
Tpm
Te vi no Instagram e brochei