Logo Trip

Antônio Carlos Gomes da Costa

Pedagogo, criou junto com a esposa a instituição FAMJ

Por Redação

em 4 de dezembro de 2015

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Casados há 34 anos, Maria José e Antonio Carlos não tiveram filhos biológicos. Mas fazem questão de exaltar seus “filhos pedagógicos”, aqueles que receberam sua verdadeira herança, a educação em sua forma plena, através da instituição criada por eles, a FAMJ – Fundação Antonio Carlos e Maria José Gomes da Costa. Assim, trabalham voltados para a educação como forma de transformação social, prestando serviços a entidades internacionais, ministérios de políticas públicas municipais e estaduais e ainda organizações do terceiro setor. Um dos redatores do Estatuto da Criança e do Adolescente, Antonio Carlos presidiu a Febem de Minas Gerais entre 1983 e 1985 e implantou um processo de educação que se tornou referência nacional para estudos e trabalhos com crianças e adolescentes privados de liberdade.

 

“Norberto Bobbio, grande jurista e filósofo do direito, afirmou certa vez que ‘tudo é política, mas a política não é tudo’. O que ele quis nos dizer? A meu ver é que deve existir alguma coisa capaz de colocar limites na luta milenar dos homens pela conquista, manutenção e ampliação do poder na condução dos assuntos que dizem respeito ao bem comum.”

O Brasil foi, é e continuará a ser por mais algum tempo um país que tem seu povo dividido em dois grandes segmentos, cidadãos e subcidadãos, por uma espécie de linha do Equador. Os cidadãos exercem o já mencionado “direito de ter direitos” nos planos civil, político, social, econômico, cultural e ambiental. Os subcidadãos vivenciam realidades que se caracterizam pelo prefixo sub: subeducação, subsaúde, subemprego, submoradia, subcultura, subdesenvolvimento. Se eu pudesse mudar uma só coisa no Brasil seria acabar com nosso secular e vergonhoso apartheid entre cidadãos e subcidadãos.

 

No dia 04 de março de 2011, devido a uma queda em sua casa, Antonio Carlos faleceu, deixando um imenso legado para a pedagogia brasileira.

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon