A despedida do titã

por Ana Manfrinatto

"La despedida del Titán", "Boca despide a su ídolo" e "Eternamente gracias" são as frases que eu estou lendo na televisão agora. Explico: tá rolando o segundo tempo do jogo Boca Juniors X Banfield na Bombonera, o primeiro time tá ganhando com 1 gol e falta só uma semana para terminar o campeonato argentino - embora já saibamos que o campeão é o time Velez Sarsfield, que ganhou hoje, e já levou o caneco porque o campeonato corre por pontos.

Só que a Bombonera, legendário QG do Boca Juniors, hoje está em êxtase total. É que a partida que está acontecendo agora vem a ser a última do jogador Martín Palermo neste estádio e a penúltima dele com a camisa azul y oro. Depois disso, aos 37 anos de idade, ele vai pendurar as chuteiras. "Vou deixar o futebol antes que ele me deixe", disse.

Conhecido como Titán (titã), Palermo foi o cara que mais fez gols com a camisa do Boca (foram mais de 200). Ele também já jogou pela seleção e é o quinto jogador que mais vezes marcou na primeira divisão argentina, com 227 intentos - e ele pode ser o quarto se fizer dois gols no jogo de agora. O atacante também é conhecido como Loco (louco), passou duas vezes pelo time dos bosteros e somou 11 anos no clube.

Tá rolando a maior farra na Bombonera agora... o estádio tá lotado, os canais de tevê enfocam os torcedores chorando, a família de Palermo e também a de Maradona, quem está com o netinho no colo para prestigiar o maior goleador do time que também é o seu de coração. E eu adoro esses grandes momentos do futebol.

Martín Palermo e a especulação imobiliária

Além de ser o sobrenome do titã, Palermo também é o nome do bairro de Buenos Aires mais querido pelos turistas... concentra restaurantes, cafés, gente moderna andando pelas ruas (o que chamamos de "palermosos" ou "palermitanos") e as denominações "Palermo Soho", "Palermo Hollywood", "Palermo Viejo" e o novíssimo "Palermo Queens".

Sobre isso, fica a dica: é cafona dizer que você foi a um restaurante super cool em "Palermo Soho". Diz que foi em Palermo e tá tudo certo. É que estas divisões e denominações do bairro são algo supernovo e fruto da especulação imobiliária local. No entanto, já tem uns FANÁTICOS lutando pra que uma parte do bairro se chame "Palermo Martín". Sim, é verdade.

Con una rubia en el avión directo a Brasil

Martín Palermo foi casado com uma modelo brasileira chamada Jaqueline Dutra. Quando eu vim morar aqui acho que eles ainda estavam juntos e ela participava de algum Big Brother - só não sei se brasileiro ou argentino.

Bom, vou voltar a assistir o jogo com o ser humano ao meu lado dizendo o tempo todo "Qué grande, Martín". (E enquanto eu escrevia este post o Banfield fez um gol).

fechar