Volta ao mundo em 365 dias
Projeto Viravolta é um site sobre viagens longas pelo mundo
Créditos: Arquivo Pessoal
Há quem pense que tudo que nos cabe são aqueles 30 ou até 20 dias anuais de férias. Não precisa ser assim, porém. Criado em outubro, o Projeto Viravolta é um site sobre viagens longas pelo mundo — para largar a rotina e sair por aí por um ano, ou mais. “A abordagem do projeto não é pelo contexto turístico, e sim pela oportunidade que isso tem de transformar a vida de uma pessoa”, explica Carol Fernandes, fundadora do canal. A ideia surgiu depois que Carol e seu marido, o francês Alexis Radoux (na foto, os dois na Índia), passaram dois anos viajando. “A minha viagem foi por causa de uma crise”, conta. “Vivia fechada na bolha e a viagem serviu para abrir minha mente, mostrar que existem outras formas de viver.”
Para Carol, ao contrário das férias normais, quando se volta muito rápido para a rotina e não há energia para implementar ideias de mudanças que o descanso possa ter trazido, a viagem a longo prazo permite que você vá descobrindo novas coisas aos poucos, com tempo para ir internalizando tudo. “Assim você pode descobrir melhor o que quer, do que você gosta de verdade”, diz. “É uma alternativa para as pessoas que querem mudar de vida, ou não sabem ainda o que querem fazer.”
Além de contar sobre o “poder de abrir os olhos” dessas viagens, que é a ideia principal do site, o Projeto Viravolta também dá dicas práticas para quem não sabe nem por onde começar uma viagem dessas. Algumas das principais: explicar que não é preciso ser milionário para rodar o mundo por um ano, e que o mundo não é um lugar perigoso. “As pessoas também falam sobre o que vão fazer depois de voltar”, conta Carol. “Eu digo: ‘quem disse que você vai voltar?’”
Vai lá projetoviravolta.com
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Não deixe a noite morrer
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu