Você ingere 5,2 litros de veneno por ano

por Camila Alam
Trip #232

Dados como esse nos tornam o país campeão em contaminação da comida

Esse número é equivalente ao volume de agrotóxicos por habitante jogado nas lavouras brasileiras a cada ano. Dados como esse nos tornam o país campeão em contaminação da comida. Dá pra engolir?

Em uma conversa com o jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano, em 2011, o documentarista Silvio Tendler ouviu que o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Diante da informação, o diretor se debruçou sobre o tema e lançou O veneno está na mesa, documentário de 50 minutos, disponível na internet, que conta como os brasileiros estão se intoxicando e morrendo por causa de um inimigo praticamente invisível.

Um brasileiro chega a ingerir, em média, 5,2 litros de agrotóxicos por ano. No filme, o próprio 
Galeano alerta: “Esses venenos estão sendo permitidos em países de governo progressista em nome da produtividade. Mas o que acontece com a terra, com a gente?”.

Três anos depois, Tendler está lançando O veneno está na mesa 2, em que mostra mais de perto o cotidiano de agricultores que lutam para cultivar alimentos saudáveis, que não agridam meio ambiente e seres humanos, como tem acontecido nas lavouras país afora. “Não tem sentido você construir uma economia baseada na destruição da natureza. Isso não é economia, é catástrofe. Ao criar um modelo econômico perverso, não é o país que a gente está construindo, é a barbárie”, diz o diretor, que acredita que a agroecologia é a saída.

Lançado em parceria com a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, o documentário será distribuído gratuitamente em um circuito alternativo que envolve escolas, comunidades e assentamentos de trabalhadores rurais. O atual relatório da Anvisa traz o resultado de 3.293 amostras de 13 alimentos, incluindo arroz, feijão, tomate e os cinco vegetais que estampam esta página. Segundo a agência, a pesquisa anual vem permitindo que medidas corretivas sejam tomadas pelos órgãos locais: em 2012, 36% das amostras puderam ser rastreadas até o produtor e 50% até o distribuidor do alimento.

Vai lá O site da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida é www.contraosagrotoxicos.org. Mais detalhes sobre a pesquisa da Anvisa: http://goo.gl/fMrWkd

Assista abaixo aos docs:

fechar