play

Uma história campeã

por Luiz Filipe Tavares

Nick Newell é o primeiro lutador de MMA com deficiência a levar um cinturão profissional

Depois de oito lutas impecáveis com oito vitórias, sendo cinco por submissão, duas por nocaute e apenas uma por pontos, Nick Newell tornou-se o primeiro deficiente físico com um cinturão de campeão profissional em MMA. A noite histórica foi na última sexta (7), quando o americano venceu em Nashville o seu compatriota Eric Reynolds com a sexta submissão de sua carreira e faturou o cinturão dos leves da federação XFC, uma das três maiores entidades das mixed martial arts nos Estados Unidos.

O mata-leão que deu a vitória a Newell vai ser lembrado para sempre na história do esporte. O lutador de Milford tornou-se profissional em 2011 depois de anos de treinamento e dedicação às artes marciais, apesar do defeito físico que o tornou famoso.

Nick sofre de uma doença conhecida como amputação congênita, que corta o processo de crescimento de determinados membros do corpo. Ele começou a lutar ainda no colégio, quando entrou para o time de Wrestling do colegial. Perseguiu na carreira de lutador um sonho de infância que finalmente se realizou neste fim de semana.

Veja abaixo a luta abaixo e reveja seus conceitos sobre o que é ou não de fato uma "deficiência física":

fechar