por Luiz Filipe Tavares

Cenas inusitadas com objetos do dia a dia em série fotográfica que virou livro

Marshmallows colocando outro marshmallow para queimar na estaca. Amendoins zumbis. Cheetos enamorados, bananas caçadoras de recompensas. Laranjas guerreiras medievais e latas de sopa passando mal. São premissas como essas que inspiram as fotografias de Terry Border, autor do site Bent Objects: uma coleção surreal de personagens criados dos mais triviais objetos em cenas inusitadas, inspiradas em filmes, livros e fotografias clássicas.

"Eu não tento forçar tudo para tornar as cenas engraçadas", comentou o fotógrafo texano em entrevista publicada pela Wired em fevereiro deste ano. "Todos nós temos diferentes perspectivas e as minhas perspectivas, por acaso, são meio que estranhas e malucas. A maior parte do meu trabalho é brincar com as noções pré-concebidas que todos nós temos sobre formas e objetos."

Border começou a criar suas cenas no meio da década passada. Depois de tentar vender como esculturas as ideias que criava, viu que o interesse do público nesse tipo de trabalho era quase nulo. Sem sucesso, ele teve a ideia de transformar essas cenas em fotografias, que começaram a ser muito melhor recebidas do que as esculturas em si.

Hoje seu trabalho já virou dois livros. Primeiro saiu Bent Objects: The Secret Life of Everyday Things, de 2009. O segundo foi Bent Object of My Affection: The Twists and Turns of Love, lançado ainda em 2011. Ambos estão disponíveis na loja da Amazon na internet.

Veja na galeria alguns destaques do trabalho de Border.

Vai lá: www.bentobjects.blogspot.com.br

fechar