por Felipe Maia
Trip #235

Saiba quem são os caras por trás das personagens de Dilma Roussef

Para alegria de uns e tristeza de outros, Dilma Rousseff só tem uma. O que não falta, contudo, são reproduções da chefe de Estado espalhadas pela mídia. Geralmente bem-humoradas, as versões da Dilma aparecem na imprensa escrita, na TV e na internet. Conversamos com os responsáveis pelas três encarnações mais conhecidas da presidente e aproveitamos para dar uma palavrinha com elas também.

Gustavo Mendes -humorista da TV Bandeirantes, imita Dilma Rousseff

Para a personagem

Qual a sua rotina num dia de trabalho no Palácio do Planalto? Acordo pontualmente às 5h15, tomo café, demito um ministro qualquer, leio o jornal, passo um trote para um deputado qualquer, malho, passeio com meus cachorros, demito outro ministro e vou cumprir a agenda oficial.

O que você faz nos dias de folga? Jogo bocha e sinuca com amigas do tempo da guerrilha.

Quantas roupas você tem no armário? Centro e treze terninhos vermelhos, dois pares de tênis, dez sapatos de salto, 412 calcinhas, 1.116 pares de meia (amo meias) e um chinelo de borracha.

Até onde vai seu poder? Até a jurisdição de Deus e da presidenta do mundo, Oprah Winfrey (meu ídolo).

Para o criador

Qual foi o maior acerto e a maior bola fora nesses quatro anos “vivendo” a presidente? Acerto? Ter criado um personagem que foi além dos limites da simples imitação e do contexto político. Bola fora foi ter esquecido minha peruca de cabelo de verdade da Dilma na maquiagem do Zorra total. Ela foi muito cara.

Quanto você ganha por mês com a Dilma? Exatamente um Bolsa Família e meio.

Quais os planos para um possível segundo mandato? Emagrecer 10 quilos.

Quem manda na sua casa? Meu cachorro, um buldogue francês chamado Ruffus.

Renato Terra - jornalista da revista Piauíescreve o “Diário da Dilma”

Para a personagem

Qual a sua rotina num dia de trabalho no Palácio do Planalto? Às 6 da manhã, minha mãe me sacode da cama e prepara meu lanche. No caminho para o trabalho, tenho que atender a todos os pedidos de carona da base aliada. Almoço correndo para poder entrar no Face e cutucar o Guido. Depois de um bando de reunião com uns ministros que não lembro nem o nome, saio para jogar bilhar com o Lula e colocar o papo em dia. Durmo pensando no Edison Lobão.

O que você faz nos dias de folga? As unhas. Quando sobra tempo, vejo Grey’s Anatomy.

Quantas roupas você tem no armário? O importante é a qualidade, meu querido. Você sabia que o xadrez voltou a ser tendência? Mix de estampas também rola super. Mas sem abusar.

Até onde vai seu poder? Espera um segundo que vou perguntar para o João Santana.

Para o criador

Qual foi o maior acerto e a maior bola fora nesses quatro anos “vivendo” a presidente? É um prazer escrever o “Diário” e saber que alguns ministros leem e mostram para a presidente. Os erros a gente deixa para a oposição.

Quanto você ganha por mês com a Dilma? Tenho cargos comissionados para três gerações da minha família.

Quais os planos para um possível segundo mandato? Vestir cores mais leves.

Quem manda na sua casa? Minha filha Alice, de 2 meses.

Jeferson Monteiro - gestor de redes sociais, criador do perfil Dilma Bolada

Para a personagem

Qual a sua rotina num dia de trabalho? Olha, Felipe, eu acordo cedinho todos os dias. Estava fazendo aulas de spinning, mas tive que parar por conta da campanha, daí agora só faço a corrida matinal com as minhas emas.

O que você faz nos dias de folga? Gosto muito de fazer tudo o que todo mundo faz, fico de boa na internet, assisto ao Netflix.

Até onde vai seu poder? Não sei, nunca medi. Mas acho que vai longe, até onde minha imaginação permitir e o povo deixar.

Para o criador

Qual foi o maior acerto e a maior bola fora nesses quatro anos “vivendo” a presidente? Algo que deu muito certo foram as tirinhas com uma sequência de fotos do discurso de posse de Dilma. Elas chegaram a 40 mil compartilhamentos, com alcance de 4 milhões de pessoas. O maior erro é responder às provocações da militância tucana. Eles são bem agressivos e, se eu respondo à altura, acaba sobrando pra mim, pois sou eu que estou em evidência.

Quanto você ganha por mês com a Dilma? Esse é o tipo de pergunta que ninguém responde, né? Bem, isso varia. Depende do que eu faço no mês, de quantas ações e parcerias faço. Tem mês que não faço nada e tem mês que faço um monte. Hoje a Dilma Bolada é uma personagem notável na internet brasileira, chegou a ser citada na Forbes como a personagem mais influente do Facebook, com cerca de 2 milhões de seguidores em todas as redes sociais. Por isso, mesmo que eu não ganhe dinheiro sempre, quando eu ganho é legal.

Quais são os planos para um possível segundo mandato? Eu não tenho plano nem pros últimos meses do primeiro, imagina pro segundo. Deixa rolar!

Quem manda na sua casa? Na minha casa? Minha mãe, a Dilma é ela. Mas tudo é bem democrático, então digamos que eu sou um Lula.

matérias relacionadas