Adeus, Formiga Atômica

por Carol Ito

Marca de capacetes retrô apoia o Distinguished Gentleman’s Ride 2018 e a luta contra o câncer de próstata

Apaixonado por motociclismo, Theseu Rodrigues decidiu inventar um capacete vintage diferente dos que existiam no Brasil até dez anos atrás. “Consegui fazer um modelo que fosse aprovado pela certificação do Inmetro que é extremamente pequeno. A pessoa que usa não fica parecendo a Formiga Atômica”, explica ele, em referência ao personagem do desenho animado dos anos 60. O item de segurança virou o carro chefe da marca Lucca Customs, fundada há quatro anos.

“Fiz uma viagem para a cidade de Lucca, na Itália, e voltei com a ideia de criar uma marca de capacete para entrar no mercado brasileiro. Os italianos têm muita credibilidade no motociclismo”, explica, sobre a escolha do nome da marca, que passou a incluir outros produtos como camisetas, jaquetas, botas, bermudas e motos customizadas.

Rodrigues, 40, e o sócio Fabio Luiz, 37, tocam a empresa de Florianópolis, longe do tumulto das metrópoles e perto da praia. “A gente tenta colocar o lance do mar e do surf na marca, que é bem parecida com o que nós somos”, explica Rodrigues. Eles abriram uma exceção para participar do Distinguished Gentleman’s Ride, evento de motociclismo que rola no dia 30 de setembro, em São Paulo.

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O Gentleman’s Ride é um passeio temático que ocorre anualmente em mais de 400 cidades pelo mundo, reunindo milhares de motociclistas. O traje obrigatório é inspirado no figurino do personagem Don Draper, da série Mad Men. “É um passeio com motos clássicas [customizadas ou restauradas, que fogem ao modelo industrial] e vai todo mundo na beca, de terno, gravata borboleta, bigode etc”, explica Formiga. 

O evento tem o propósito de arrecadar dinheiro para a Movember Foundation, que apoia projetos ligados à saúde masculina, principalmente o tratamento do câncer de próstata e prevenção de suicídios. A Lucca também entrou na jogada e pretende arrecadar mais de 20 mil reais para a instituição: “Montamos uma exposição no Shopping Morumbi [em São Paulo] com capacetes pintados por 40 artistas, que estão sendo leiloados. A renda será toda revertida para a Movember”, conta Theseu. A exposição começou no dia 20 de setembro, com curadoria de Luiz Gordo, e segue até o dia 7 de outubro, assim como o leilão.

Vento na cara

Antes de entrar de cabeça no próprio negócio, Theseu atuou por dez anos no mercado de capacetes, como vendedor licenciado da Mormaii. Hoje, conta que trabalha só com o que gosta, sem estresse, caindo na estrada sempre que possível. “Sou louco por viagens, já conheci mais de 60 países. Eu tenho essa missão de ver o que tem de bom lá fora pra trazer pra Lucca.”

Viajar sob duas rodas é a grande paixão do empresário, que conta ter atravessado a Transamazônica e boa parte da América do Sul de moto. “É simplesmente alucinante. A sensação de liberdade é muito grande, te permite olhar para a viagem com outros olhos. Além da facilidade de parar em qualquer lugar, a qualquer momento. O lance é pilotar com o vento na cara, fazer seu caminho." 

O próximo plano para a Lucca é lançar uma linha para que o próprio cliente aplique sua arte. “A ideia é vender um capacete sem pintura junto com as latas de tinta. É mais custom ainda”, explica, empolgado. Outro projeto é a venda dos capacetes para os Estados Unidos e Austrália. Segurança, estilo e nada de Formiga Atômica.

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