Um ciclone deve fazer o surf render no sábado e ainda sobra uma brincadeira para o domingo
Chegamos ao miolo do verão e as condições climáticas seguem infernais, com a semana sendo marcada por temperaturas bem próximas ao recordes históricos em diversas capitais e também no litoral, onde as areias têm derretido a sola do pé. Outro ponto de destaque é a temperatura do mar, cerca de 1,5 a 2º acima da média, repetindo o ocorrido no mesmo período do ano passado.
Quanto ao surf, nesta semana tivemos um dos mais significativos swells de sul até o momento, com séries bem espaçadas e um pouco demoradas que atingiram 1m a 1,5m nos picos preferenciais desta direção (com algumas ainda maiores nos mais expostos) durante a tarde da última terça-feira. Quem acreditou se deu bem, e com certeza aliviou a fissura causada pela carência de ondas típica da estação.
Passada esta ondulação, as atenções se voltaram para o ciclone em desenvolvimento ao sul do país, tendo a parte mais bruta da energia direcionada ao litoral uruguaio. Os mapas estiveram um pouco incertos sobre qual seria a “nossa” fatia das ondas, variando entre uma pequena lasca e quase nada. Mas agora a bola de cristal está desembaçando novamente e gostamos do que vemos!
Pode abrir o sorriso
Apesar da situação plácida do mar e cinza do céu em praticamente todo o litoral paulista nesta sexta-feira, a boa notícia é que o ciclone uruguaio deve render algum surf neste FDS, com tendência de melhora no tempo.
Não chega a ser um swell de fato, mas o balanço do sábado (sul/sudeste) deverá ser o melhor (para um FDS) em quase um mês, com ondas variando entre meio e um metrinho no ápice. Devem vir acompanhadas de muito calor, poucos ventos e expectativa de boa qualidade. No domingo ainda sobra uma brincadeira, já menor e lestando.
O único ponto é que o outside estará coalhado, portanto será necessário paciência e bom senso. É bom aproveitar, pois o Atlântico deverá voltar a um padrão desfavorável para a geração de ondas na próxima semana, inclusive com risco de flat/ força-barra já na segunda-feira.
Twitter: @liquidsurf