por Luiz Filipe Tavares

Artistas do mundo todo dominam 30 pontos de publicidade no Reino Unido antes da Olimpíada

"Nós estamos cansados de ouvir os gritos da propaganda em todas as esquinas, então decidimos nos reunir com alguns amigos de vários lugares do mundo e começar a retomar nossas ruas, um outdoor de cada vez". Assim começa o manifesto do coletivo Bradalism, que tomou de assalto 30 pontos de publicidade na Inglaterra às vésperas do maior evento esportivo a chegar no país desde a Copa do Mundo de 1966.

Participaram da ação 24 artistas de rua internacionais, incluindo nomes maiores como Cleon Patterson, Dr. D, Ghost Patrol, Jordan Seiler, Kennard Phillips, Ron English, Shift/Delete, I-Lib, Broken Fingaz, Polyp, OX, Paul Insect, Know Hope e muitos outros.

O processo foi relativamente simples. Em menos de uma semana, com imagens sendo produzidas enquanto o grupo viajava, o coletivo passou por cinco cidades inglesas e tomou de volta 33 pontos de publicidade. Equipes de artistas se revezavam nos outdoors espalhados por cada localidade e colavam seus lambe-lambes por cima dos anúncios em cada placa. Os artistas subiam em escadas usando coletes e uniformes de funcionários das agências, despistando assim as autoridades locais.

"O projeto Brandalism procura criar conexões entre diversas disciplinas, países e temas através da interpretação criativa das informações conseguidas por uma ampla rede de fontes que ajudaram a dar forma à ideia", explica o coletivo em seu manifesto. "O Brandalism conta com representantes das artes, comunidades, ativismo, terceiro setor e redes academicas, todos unidos para dividir suas perspectivas e especialidades para o projeto."

Veja na galeria algumas das ações do grupo.

Vai lá: http://brandalism.org.uk

matérias relacionadas