Segredos de cabeceira

por Arthur Veríssimo
Trip #197

Nosso repórter abre sua biblioteca e mostra o lado oculto dos territórios que já passou

 

Especialista em segredos e, vez ou outra, em histórias pra boi dormir, nosso repórter excepcional despeja sobre nós uma seleta de sua biblioteca cheia de volumes sobre o lado oculto dos territórios por onde passou o ilustre andarilho.

1. Duas mulheres visionárias e destemidas trouxeram para os nossos sentidos uma África fascinante e desconhecida. Em African Ceremonies, Carol Beckwith e Ângela Fisher capturaram em suas lentes o mundo do além da mamãe África com suas cerimônias e rituais.

2. Em Pucalpa, Peru, pesquisando in loco sobre plantas de poder, tive o privilégio de conhecer o sábio e xamã Pablo Amaringo. O mundo secreto de Sumiruna e seu panteão vegetalista é apresentado em Ayahuasca Visions – The religious iconography of a Peruvian shaman  o oráculo mais alucinante que existe sobre o assunto.

3. Escrita entre os séculos 4 e 3 a.C., El Ramayana, esse épico do hinduísmo, narra as aventuras de Rama, sétima encarnação de Vishnu, que sai alucinado para resgatar sua esposa Sita, raptada pelo demônio Ravana.

4. Os fãs do jornalismo gonzo ficarão extasiados com os relatos em estados alterados do escritor Jimmy Weiskopf. Em Yajé, Jimmy fala da natureza dos rituais e todo o universo psicodélico em suas experiências com Ayahuasca.

5. Arabian Nights (foto 5), o livro das mil e uma noites, com tradução especialíssima de Sir Richard Burton, editora Collector’s library editions, dispensa apresentações.

6. Guida All’ Italia Misteriosa (foto 6) mostra uma Itália recheada de mistérios. Passagens secretas, fadas, gnomos e espíritos, castelos infestados de fantasmas e fontes milagrosas.

7. Durante minha viagem ao Tibete, devorei muitos livros sobre a peregrinação ao monte Kailash. Kailas Manasarovar (foto 7), de Swami Pranavananda, é um deles e conta a saga das dezenas de viagens que o iluminado Pranavananda fez por esta região remota do Himalaia.

8. Dogma e ritual de alta magia (foto 8) é um clássico da literatura alquimista. Eliphas Levi, um dos maiores e mais incompreendidos ocultistas de todos os tempos apresenta enfeitiçamentos , sortilégios, pentagramas, formulas mágicas e salamandras.

9. Obra reveladora do mestre Reginaldo Prandi, Segredos guardados – Orixás na alma brasileira (foto 9) fala da magia da umbanda e do candomblé. Ambas religiões pressupõem o conhecimento e o uso de forças naturais e sobrenaturais para intervenção neste mundo.

10. Shamanism and tantra in the Himalayas (foto 10) é uma obra ricamente ilustrada e repleta de informações sobre o xamanismo tântrico, budista e hinduísta no Nepal.

fechar