Santos tem Universidade da Prancha
Projeto nasce como núcleo de estudos e de pesquisa científica em surfe e outros esportes com pranchas
Por Redação
em 21 de setembro de 2005
A Unimonte, de Santos (SP), lançou na quinta-feira (dia 20) a Universidade da Prancha, um núcleo de estudos, aperfeiçoamento, treinamento, assessoria e pesquisa científica em surfe e nos esportes praticados com pranchas.
Inicialmente, o novo pólo de estudos servirá como base para a elaboração de projetos. Umas das prioridades é criar um projeto para um curso de pós-graduação em pedagogia, ciência e tecnologia do surfe e de esportes praticados com pranchas. A especialização envolverá fisiologia, anatomia, cinesiologia, treinamento físico e ainda biomecânica no esporte, gerenciamento de escolas e desenvolvimento de materiais. Os alunos também terão aulas de história, ecologia e biologia marinha.
O coordenador da Universidade da Prancha (UniPran) será o professor Marcello Arias, especialista em fisiologia do esporte, mestre em farmacologia, pesquisador da Escola Paulista de Medicina e, claro, um surfista apaixonado.
Queremos fazer um trabalho sério, que renda resultados expressivos. Uma das prioridades será resgatar toda a cultura desses esportes por meio de um centro de memória, não só o museu do surfe, mas a evolução de todas as modalidades, afirma Arias.
O pró-reitor administrativo da Unimonte, Valdir Lanza, afirma que a idéia da universidade não é nova. Queremos desmistificar a imagem pejorativa de que surfista não gosta de estudar. Hoje temos grandes empresários que praticam o surfe. Vamos transformar as nossas pesquisas em disciplinas oficiais. A idéia é chegar a um curso exclusivo e queremos ter estrutura para isto. Vai ser uma integração com os cursos de Educação Física, Oceanografia, Fisioterapia e Nutrição. É uma idéia antiga que temos e precisávamos começar de algum ponto.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu