Logo Trip

Quadrinhos do novo século

Exposição inédita no Sesc Belenzinho, em SP, apresenta atual cenário das HQs no Brasil

Quadrinhos do novo século

Por Camila Eiroa

em 29 de abril de 2013

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Exposição inédita no Sesc Belenzinho apresenta a partir do dia 15 de maio o atual cenário das histórias em quadrinhos nacionais junto com palestras, oficinas, bate-papos e espetáculos sobre o assunto. HQBR21 – O Quadrinho Brasileiro do Novo Século se divide em três eixos: Narrativas, Independentes e Webtiras.

No eixo Narrativas estarão expostos esboços e páginas de Lourenço Mutarelli, Marcello Quintanilha, Lelis, Gabriel Bá, Fábio Moon, Rafael Coutinho, Danilo Beyruth e Gustavo Duarte. Entre as publicações independentes, criações de diferentes estados do país, como as dos coletivos Mundo Urbano (RS) Samba (Brasília), Ragú (Pernambuco) e Graffiti (Minas Gerais), Beleléu (Rio de Janeiro) estão presentes na mostra. Assim como as webtiras, que representam hoje o maior número de quadrinhos criados – publicados em sites, redes sociais, portais e blogs – com artistas como Allan Sieber, André Dahmer, João Montanaro e Rafael Sica.

A partir de uma ilustração de Mutarelli, é possível ver o processo de construção de uma página com a ajuda de um dispositivo ótico. Livros também estarão à disposição do público para leitura no final da exposição. 

A abertura acontece dia 15/05 às 20h, e a exposição acontece até dia 11/08/2013. De terça a sábado das 10h às 21h, domingos e feriados das 10h às 19h30. A exposição tem curadoria do jornalista e professor universitário Paulo Ramos e do Núcleo da Imagem e da Palavra do Sesc Belenzinho e expografia da arquiteta Marta Bogéa.

Atividades paralelas:

16/05: Bate-papo com o quadrinhista brasileiro Marcello Quintanilha, autor do álbum Almas Públicas.

23/05: Espetáculo criado a partir da história em quadrinho de Laerte, A Noite dos Palhaços Mudos retrata a perseguição de uma seita que não suporta o humor irreverente dos palhaços. Ingressos de R$2 a R$8, venda a partir do dia 01/05.

Vai lá: Sesc Belenzinho
Onde: R. Padre Adelino, 1000 – Belenzinho – São Paulo/SP – Tel: (11) 2076 9700
Quanto: Grátis (com exceção do espetáculo teatral)
Site: www.sescsp.org.br/belenzinho

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM