Logo Trip

Programa Reservas Ecofuturo: multiplicando transformações para as áreas naturais

Programa Reservas Ecofuturo: multiplicando transformações para as áreas naturais

em 18 de outubro de 2013

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

No último post, contamos um pouco sobre a criação e gestão do Parque das Neblinas e seu papel no processo de transformação do meio ambiente e da comunidade de seu entorno. Esta transformação é recíproca: a equipe do Instituto Ecofuturo também aprende e evolui diariamente, a cada novo desafio. Em mais de 13 anos de gestão, o Ecofuturo adquiriu uma ampla expertise em gestão e implantação de áreas naturais.

Embora possa parecer simples, a chamada “preservação de hectares” vai muito além de se cercar uma área verde e esperar que a mesma prospere. É muito comum que reservas florestais representadas por fragmentos sucumbam sem razão aparente, em decorrência do seu grau de isolamento na paisagem, fato que gera frustração por parte dos gestores, uma vez que surge a sensação de que os recursos aplicados na proteção física destas reservas não estão trazendo o desejado retorno, em termos de conservação dos recursos naturais.

Unindo este conhecimento adquirido no Parque das Neblinas com a necessidade de um modelo de gestão adequado para as áreas naturais, o Instituto Ecofuturo criou o Reservas Ecofuturo: um Programa que permite a multiplicação desta expertise e uma oportunidade de potencializar o poder de transformação deste modelo de gestão. “Sempre recebemos elogios pelas práticas de gestão adotadas no Parque e a própria Suzano Papel e Celulose, mantenedora do Instituto Ecofuturo, nos procurou para levarmos esse conhecimento e modelo para algumas outras regiões onde a empresa atua. Foi assim que surgiu a ideia de criar esse modelo e uma equipe para atuar como uma consultoria, implantando reservas que sigam as mesmas bases do Parque das Neblinas”, explica Paulo Groke, gerente de projetos ambientais do Ecofuturo e um dos responsáveis pelo projeto.

O Programa Reservas Ecofuturo oferece assessoria técnica a proprietários, órgãos públicos, ONGs e empresas detentoras de áreas naturais ou que tenham interesse na aquisição de terras para conservação ambiental. Desta forma, atua para diagnosticar, implantar e manejar áreas naturais de importante valor de conservação, garantindo a proteção e a recuperação do ambiente natural. Além dos aspectos técnicos relacionados ao manejo de áreas naturais, é considerado o envolvimento comunitário e o desenvolvimento social em todas as fases de planejamento, promovendo também a melhoria do relacionamento entre a iniciativa privada e a sociedade do entorno.

“As pessoas que vivem e trabalham no entorno dessas áreas são fundamentais para o processo de construção da sustentabilidade do local. Por isso, em todo o processo, é necessário respeitar suas tradições e envolver a população como protagonista nas várias atividades de conservação e de manejo”, afirma Groke.

O Programa Reservas Ecofuturo se divide em cinco módulos:

  1. Elaboração do diagnóstico e avaliação dos potenciais da área;

  2. Elaboração de planos de manejo e programas de gestão da área;

  3. Consolidação da Reserva, incluindo implantação de infraestrutura;

  4. Gestão e Operação da Reserva;

  5. Treinamentos com foco em manejo de unidades de conservação.

Todo o recurso obtido com o Programa Reservas Ecofuturo é revertido ao Parque das Neblinas, subsidiando as atividades oferecidas ao público, à realização de pesquisas científicas e a intensificação da relação com a comunidade, de forma na partilhar benefícios com os envolvidos na conservação da área e de remanescentes de Mata Atlântica da região.

Fundado em 1999, o Instituto Ecofuturo é uma ONG criada pela Suzano Papel e Celulose e qualificada como OSCIP. Saiba mais sobre o Programa Reservas Ecofuturo:

www.ecofuturo.org.br/reservasecofuturo

reservas@ecofuturo.org.br

(11) 3503.9710

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon