por Luiz Filipe Tavares

Quem é o artista que está instalando pequenas portas pelas ruas de São Francisco

 Quando pensamos em pequenas portas, é difícil adivinhar qual a primeira referência que as pessoas têm. Alguns pensam no "meio andar" de Quero Ser John Malkovic, outros pensam em Alice no País das Maravilhas ou em tantas e tantas outras estranhas passagens para lugares desconhecidos que já apareceram na cultura popular. Visando evocar justamente esse sentimento, o artista americano Jeff Waldman está espalhando diminutas portas pela cidade de São Francisco e instalando-as nas ruas como a mais nova série de seu Happines Project.

A primeira delas, que você vê no alto da página, foi criada pelo próprio Waldman e possui várias trancas diferentes e uma luz instalada atrás de uma fechadura propositalmente desproporcional. Dá a impressão de que quem trancou a porta estava tentando deixar algo muito assustador do lado de fora.

A idéia é espalhar ainda 20 portas diferentes pela cidade, cada uma delas feita por um artista, sob encomenda do próprio Waldman. O artista já trabalhou com um conceito parecido na sua série de instalações de balanços e com os vídeos que produziu para mostrar como as pessoas se divertem quando encontram algo desse tipo pelas ruas. O primeiro destes você vê logo abaixo.

play

Portas de entrada, portas de saída

Comentando a série em uma entrevista concedia ao Tender Blog, Waldman explicou que os convidados estão livres para fazer a porta do jeito que acharem melhor, dando assim margem para os mais diferentes conceitos e relações que as pessoas fazem com um tipo determinado de design desses objetos.

"Cada artista vai criar sua contribuição para o projeto escolhendo o formato, o molde, o fato de ter ou não janela, a cor, o estado de preservação e qualquer outro detalhe intrincado que quiser. As portas serão enviadas para cá e instaladas por mim.Vamos escolher os lugares que casam bem esteticamente com cada porta individual e nas áreas onde há maior tráfego e onde é menos provável que elas sejam retiradas por alguém." 

Todas as portas serão instaladas com adesivos de maneira que pareçam ao máximo com portas de verdade, mas nem todas elas serão operáveis. Jeff Waldman também vai monitorar as portas depois da instalação e registrar as reações das pessoas ao ver as obras, então podemos esperar uma divertida série de fotos do projeto em um futuro próximo.

matérias relacionadas