Logo Trip

Peso pesado

Mezzo judoca mezzo lutador de jiu-jitsu, Leonardo Leite está na luta para faturar uma medalha na próxima Olímpiada

Por Redação

em 21 de setembro de 2005

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Leonardo Leite, 23, é uma promessa do judô brasileiro. Com 101 quilos e 1,86 de altura, essa massa humana não pega leve com os adversários. Praticante desde os 10 anos, Léo participou de vários campeonatos: abocanhou o 3º lugar no Panamericano de 97, na Colômbia, foi vice-campeão mundial universitário em 2000 e venceu este ano Carlos Honorato, o vice-campeão olímpico em Sidney.
O judoca também praticou jiu-jitsu. No ano passado, sagrou-se campeão do I Campeonato Brasileiro Profissional de Jiu-Jitsu e conquistou o 3º lugar no V World Jiu-Jitsu Championship (campeonato em que levou o título de campeão em 99). Todo esse sucesso vem de muita dedicação, treinos diários e dieta especial. São 3 horas de exercício matinal e 2 horas de treino forte à noite. O gigante faz 7 refeições diárias, reforçadas com muito carboidrato, proteína e suplemento alimentar. A meditação – religiosamente duas sessões por dia – é o seu momento de relax: Ela aumenta minha concentração e diminui a ansiedade.
Mas como uma ajuda extra nunca é demais, Leonardo usa sempre a mesma cueca branca nos campeonatos. Sou muito supersticioso, entrega. A mãe é seu outro amuleto e acompanha o filhote sempre que pode. Não faltarão mandingas para as Olimpíadas de 2004, onde nosso atleta pretende estar – e detonar. (Elisa Biagi)

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM