por Luiz Filipe Tavares

Brasileiro vence o skate superpark no X-Games Barcelona e garante 2º X de ouro do ano

O tempo ruim impediu a realização do rally e do moto freestyle, mas isso só deu ainda mais brilho para as finais do skate nos X-Games de Barcelona, realizados no último fim de semana. E a escrita voltou a se cumprir, com os quatro favoritos levando as quatro modalidades masculinas no carrinho. Na quinta, Bucky Lasek faturou o vertical. Na sexta, Bob Burnquist venceu o big air. No sábado, o imbatível Nyjah Huston ganhou novamente a Street League. E no domingo o brasileiro Pedro Barros venceu o super park com uma volta inesquecível que levou 86 pontos.

As voltas de Pedro na final do park foram tão impressionantes que até ganharam destaque nas páginas da ESPN americana. Com um 540 só comparáveis aos da era de ouro de Tony Hawk, ele levou a plateia catalã ao delírio na final de domingo. Cada dia mais seguro e estiloso, ele ocupou toda a pista mesclando manobras old school com grinds mistos e o que há de mais moderno no estilo do catarinense, deixando a competição na saudade durante todo o torneio.

Com a vitória, Barros é o primeiro skatista a vencer a modalidade em três edições seguidas dos X-Games. Ele já tinha levado o X de ouro em Foz do Iguaçu em abril e nos X-Games de Los Angeles de 2012. "Eu só quis andar de skate o melhor que pudesse e me divertir", comentou Pedro em entrevista após o título. "Isso é incrível. Foi a primeira vez que andei com todos esses caras em uma final. E todos estavam destruindo. Esse fui um dos melhores X-Games que eu já vi, com certeza."

Veja o show de Pedro na final do park

O outro brasileiro a brilhar, Bob Burnquist, garantiu sua 24º medalha dos X-Games ao vencer o big air, categoria que ajudou a criar ao lado do inimitável Danny Way. Bob passeou na final deixando o jovem Mitch Brusco, de 16 anos, com a prata. O bronze ficou com Elliot Sloan. "Essa molecada é inacreditável todo ano. Quero dizer, nem só todo o ano. A cada mes eles mostram um progresso", comentou Bob à ESPN após sua vitória."Todo mundo estava indo sem medo, então me senti obrigado a fazer o mesmo. E eu nem acredito que aquele garoto conseguiu voltar um 1080 na primeira tentativa."

O garoto em questão é o próprio Mitch, que além de ter ficado com a prata no big air, também levou o bronze no vertical, onde acertou um 900 muito alto. Você pode ver o 1080 e o 900 de Mitch nos X-Games nos vídeos abaixo

O 1080 no big air


O 900 no vertical

matérias relacionadas