por Luiz Filipe Tavares

Um dos maiores nomes da HQ nacional ganha exposição solo em SP a partir desta sexta

Desde o início dos anos 80, o cartunista Arnaldo Angeli Filho, ou simplesmente Angeli, figura no mais alto escalão da produção nacional de quadrinhos. Um dos expoentes da HQ underground daquele período, ele criou a revista Chiclete com Banana e tornou-se referência no meio com seus personagens subversivos e cheios de vida, retratos claros e diretos dos últimos anos da ditadura e dos primeiros momentos de abertura política no país.

A partir de hoje (16), o cartunista e atual chargista do jornal A Folha de São Paulo ocupa o térreo do Itaú Cultural, em SP, com cerca de 800 obras expostas, sendo 80 delas originais que se confundem com a expansão e democratização da HQ no país. A Ocupação Angeli é a primeira da série de ocupações de 2012 no Itaú Cultural e conta com curadoria da exposa do artista, Carolina Guaycuru. O projeto expográfico é da cenógrafa e arquiteta Patrícia Rabbat.

As criações que o celebrizaram, como Rê Bordosa, Bob Cuspe e Woody & Stock estão representadas, ao lado dos Skrotinhos, Osgarmo e tantos outros personagens eternos da mente quase sempre perturbada do cartunista nativo da Casa Verde, zona norte de São Paulo. A exposição fica no Itaú Cultural até o dia 29 de abril, de terça a domingo, sempre com entrada franca.

Na galeria acima você vê alguns dos trabalhos que estarão expostos na mostra. Logo abaixo você vê o trailer produzido pelo Itaú Cultural para a Ocupação Angeli.

 

Vai lá: Ocupação Angeli em São Paulo
Quando:
de 16/03 a 29/04
Onde: Itaú Cultural - Avenida Paulista, 149 - Cerqueira César, São Paulo
Quanto: grátis
Horários: de terça a sexta, das 9h às 20h; Sábados e domingos, das 11h às 20h
Site: www.itaucultural.org.br

matérias relacionadas