O Tinder dos candidatos

por Cleiton Campos

E outras ferramentas pra te ajudar a decidir o voto


Parece putaria, mas é política

Apesar de ser muito parecido como Tinder, o aplicativo Voto X Veto, é uma boa ferramenta para fazer suas escolhas políticas. Funciona assim: ao invés de avaliar pessoas pela aparência, o app permite que o usuário avalie as propostas dos candidatos em uma espécie de teste cego. Todas as propostas foram retiradas dos planos de governo apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O melhor do app é que você vai, inevitavelmente, se surpreender ao votar na ideia de quem você jamais votaria e vice-versa. 

O usuário pode votar ou vetar ideias dos candidatos a presdidente e governador de todos os estados e, a partir das escolhas, o app monta um ranking que varia de acordo com o número de propostas vetadas e aprovadas. Disponível para Android e iOS.

Vai lá: Voto x Veto

 


Truco, ladrão!

Com o projeto Truco, da Agênciai Pública, é possível saber o que é verdade ou apenas promessas de campanha. Assim como no jogo de cartas, a ideia é escancarar quando os candidatos estão blefando. Com um tom provocativo, o resultado das checagens da viabilidade das propostas é publicado no dia seguinte à veiculação no horário eleitoral gratuito. Com a devida apuração, são atribuídas cartas aos candidatos como “Truco!”, “Não é bem assim”, “Tá certo, mas peraí”, “Blefe”, “Zap!” e “Que medo”.

Vai lá: Truco!



Escolhas que não dá pra cancelar

Quem aí acompanha o trabalho de seus candidatos eleitos? Ou ainda, quem aí se recorda em quem votou nas eleições passadas? A ferramenta Newsletter Incancelável vai te lembrar do peso de suas escolhas pelos próximos quatro anos, com boletins mensais com notícias dos políticos eleitos por você, nos próximos quatro anos, sem a possibilidade de cancelamento. A ferramenta faz uma curadoria das notícias enviadas, com base em métricas de relevância como o número de publicações similares, a quantidade de compartilhamentos do conteúdo e a importância dos veículos onde as notícias foram publicadas.

Vai lá: Newsletter Incancelável.

fechar