Apesar da presença de Mudhoney (EUA), foram as bandas realmente desconhecidas que roubaram a cena
Em sua oitava edição, o Festival Demo Sul (Londrina, PR) decidiu apostar em bandas realmente desconhecidas. E foi justamente isso que deu o toque de novidade que estava faltando nos últimos dois anos em festivais Brasil afora.
Pensado para acontecer em duas semanas, o Demo Sul 2008 reservou o dia 3 de outubro para três bandas, seminários e feiras ocuparem o espaço da Concha Acústica, no centro de Londrina. Com entrada gratuita, a estratégia serviu para arrebanhar mais de 4 mil pessoas e criar a expectativa necessária para o festival propriamente dito, com 20 bandas selecionadas para tocar nos dias 10 e 11, no Clube Grêmio Recreativo.
Apesar de ser amplamente criticada por alguns organizadores de festivais, a estratégia de escalar bandas de peso para fechar as noites, além de se mostrar sempre eficiente, ainda garantiu alguns momentos de catarse coletiva. No caso, a eterna banda lendária remanascente de Seattle (EUA), Mudhoney, e a explosiva Nação Zumbi cumpriram o papel de fechar as noites com chave de outro de forma mais do que competente.
Mas foram as bandas novas e desconhecidas do circuito independente que garantiram os melhores momentos do festival. Na primeira noite, os londrinenses do 220 Ska Bar conseguiram tirar leite de pedra do desregulado som do palco e colocaram o público para dançar com sua mistura de ska oldschool e experimentalismo, com algumas pitadas de saxofones.
O lendário Chucrobillyman @ Festival Demosul 2008 (Londrina/PR)
Outro destaque da primeira noite foi o one-man-band curitibano Lendário Chucrobillyman, que munido de uma guitarra, bumbo, caixa, corneta e megafone levou o público ao delírio com sua apresentação altamente contaminada de White Stripes e Jon Spencer Blues Explosion. Os paraenses do Madame Saatan conseguiram deixar o público praticamente surdo com seu metal amazônico.
Madame Saatan - "Gotas em caos" @ Festival Demo Sul 2008 (Londrina/PR)
Para encerrar a noite, os americanos do Mudhoney apenas acrescentaram algumas músicas de seu recém-lançado disco The Lucky Ones, ao seu repertório. Como aconteceu em sua apresentação no ano passado em São Paulo (SP), o grupo conseguiu a incrível proeza de garantir uns 20 minutos de animação, para depois causar alguns bocejos com sujos e cansativos acordes de guitarras.
Mudhoney - "I´m now" @ Festival Demosul 2008 (Londrina/PR
Ainda no campo das novidades, a segunda-noite começou regada a Jack Daniels e rock “agroboy-red neck-caminhoneiro” do Fabulous Bandits, que só não transformou o Demo Sul em um festival agropecuário por falta de bois e chapéus suficientes no público.
Trilobit - "Futebol" @ Festival Demosul 2008 (Londrina/PR)
Outras excelentes apresentações foram dos londrinenses alienígenas Trilöbit e do apoteótico Terra Celta, que transformou o Clube Grêmio Recreativo em uma grande taberna. Clima perfeito para a Nação Zumbi mostrar todo o seu peso e encerrar o festival, que acertou em cheio ao apostar em bandas realmente desconhecidas.