Meu nome não é ema

por Luiz Filipe Tavares

Fotos do maior e mais nobre entre todos os páreos de corrida de avestruz no mundo

Praticada há séculos nas regiões mais ao sul do continente africano, a corrida de avestruzes está muito longe de ser um esporte mainstream. Mesmo com praticantes dedicados por toda a África, especialmente na África do Sul, onde o esporte é considerado patrimônio nacional, o maior de todos os páreos com jóqueis montando as aves gigantes acontece anualmente na New Orleans Fair Grounds Race, no estado americano da Louisiana.

A última edição do luxuoso páreo aconteceu no dia 19 de agosto, durante a quinta edição do evento equestre da cidade. A corrida de avestruzes é um evento paralelo ao grande prêmio de hipismo, mas é essa modalidade que chama mais a atenção entre todas as corridas. Com nomes como Feather Duster (espanador de pena), I'll Hatch Another (chocarei mais um), She's Got Legs (ela tem pernas) e Don't Call Me Emu (não me chame de emu), as aves roubaram a cena no clube de turfe de Nova Orleans, com o último vencendo o páreo, o prêmio em dinheiro e ainda o campeonato moral de melhor nome de animal de corrida de todos os tempos.

Os bichinhos montados pelos jóqueis chegam a 140 kg e até 68 km/h. Em velocidade constante, as aves chegam a manter 50km/h, nada mal para um pássaro que não sabe como voar. Os avestruzes são a maior ave viva no mundo, superando emus, emas, nandus e casuares. Eles podem passar dos dois metros de altura e chegar até a 45 anos de idade.

(Via Daily Mail)

fechar