por Luiz Filipe Tavares

O havaiano Garrett McNamara quebra o próprio recorde e surfa a maior onda já registrada

Recordista do Guiness Book que detém a marca da maior onda já surfada na história, o havaiano Garrett McNamara é sinônimo de tow-in surf. Em novembro de 2011, em um estreito canal na costa de Nazaré, em Portugal, ele bateu uma marca histórica surfando uma onda de 90 pés, o que equivale a cerca de 27 metros de altura. Agora, no inverno de 2013, ele supera a própria marca e dropa um paredão que pode ter chegado aos 100 pés, quase 30 metros e meio.

A proeza rolou sobre um canyon de mil pés de profundidade único no mundo, que forma um funil no fundo do mar em um corredor que se estende quase até a costa. As condições únicas de Nazaré servem então como um amplificador de grandes swells, onde se vêem ondas surfáveis em tamanhos antes inimagináveis para qualquer big rider.

O tamanho exato da onda ainda tem que ser confirmado pelo Guinness Book, mas só pelo vídeo já dá para ter uma ideia do que é encarar uma parede deste tamanho.

Em um país como Portugal, onde a fascinação pelo mar é única no planeta, Garret deixou mais uma vez sua marca. Com o recorde novamente nas mãos, Mcnamara pode fazer suas as palavras de Fernando Pessoa: "Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu."

matérias relacionadas