Logo Trip

Meu nome é tow-in

O havaiano Garrett McNamara quebra o próprio recorde e surfa a maior onda já registrada

Garret McNamara surfa em Portugal uma onda que pode ter passado dos 30 metros

Garret McNamara surfa em Portugal uma onda que pode ter passado dos 30 metros / Créditos: Reprodução/Twitter


Por Luiz Filipe Tavares

em 29 de janeiro de 2013

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Recordista do Guiness Book que detém a marca da maior onda já surfada na história, o havaiano Garrett McNamara é sinônimo de tow-in surf. Em novembro de 2011, em um estreito canal na costa de Nazaré, em Portugal, ele bateu uma marca histórica surfando uma onda de 90 pés, o que equivale a cerca de 27 metros de altura. Agora, no inverno de 2013, ele supera a própria marca e dropa um paredão que pode ter chegado aos 100 pés, quase 30 metros e meio.

A proeza rolou sobre um canyon de mil pés de profundidade único no mundo, que forma um funil no fundo do mar em um corredor que se estende quase até a costa. As condições únicas de Nazaré servem então como um amplificador de grandes swells, onde se vêem ondas surfáveis em tamanhos antes inimagináveis para qualquer big rider.

O tamanho exato da onda ainda tem que ser confirmado pelo Guinness Book, mas só pelo vídeo já dá para ter uma ideia do que é encarar uma parede deste tamanho.

Em um país como Portugal, onde a fascinação pelo mar é única no planeta, Garret deixou mais uma vez sua marca. Com o recorde novamente nas mãos, Mcnamara pode fazer suas as palavras de Fernando Pessoa: “Deus ao mar o perigo e o abismo deu, mas nele é que espelhou o céu.”

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM