Estado arrecadou tanto dinheiro com a indústria que deve restituir contribuintes
O estado americano do Colorado está fazendo tanto dinheiro em impostos com a maconha legalizada que vai ter que dividir o dinheiro com a população. Cada cidadão (usuário ou não) vai ganhar uma fatia dos 50 milhões de dólares coletados apenas no primeiro ano pós-legalização.
O montante equivale apenas aos impostos sobre a maconha recreativa (não medicinal). Cada adulto deverá receber US$7,63 de restituição fiscal.
A situação é inusitada. Após a legalização em 2012, os eleitores do Estado voltaram às urnas no ano seguinte, em um plebiscito sobre o destino do dinheiro arrecadado. Na votação foi decidido que 15% do total arrecadado deveria ir para as escolas públicas e apenas 10% para o tesouro.
Porém, a decisão entra em conflito com uma emenda constitucional votada em outro plebiscito, de 1992, chamado “Taxpayers’ Bill of Right” (Ou "estatuto dos contribuintes”, em uma livre-tradução). O pleito anterior diz que todos os novos impostos devem primeiro retornar ao bolso do cidadão, antes do Estado dispor dos recursos.
A questão conseguiu unir republicanos e democratas, que são contra a restituição. O mais provável, é que os eleitores do Colorado voltem às urnas para um novo plebiscito.
(Via: High Times / Fonte: AP)