Lágrimas
Para que servem as lágrimas? Fosse só para exteriorizar tristeza, talvez uma careta resolvesse melhor o problema. A maioria dos mamíferos não produz lágrimas. Caso seja para meramente lubrificar o olho, já foi constatado que essas lágrimas têm uma composição diversa daquelas vertidas por forte emoção.
Cientistas realizaram um estudo acerca desse tipo de lágrima emocional e chegaram a uma conclusão surpreendente. Colheram lágrimas de mulheres assistindo filmes tristes. Depois fixaram em cima dos lábios superiores de 24 homens. Primeira constatação é de que não conseguimos distinguir lágrima de água, pelo cheiro.
Depois dividiram os homens em dois grupos. Um grupo cheirava uma substância alcalina e o outro, lágrimas. Começaram a perceber que o grupo das lágrimas, ao olhar fotos de mulheres, as achavam menos atraentes que o outro grupo.
Como já se sabe, a eletricidade da pele se altera quando ficamos excitados. Por meio de condutores elétricos foi medida a capacidade dos homens de se excitarem quando sob efeito daquelas lágrimas femininas. Novamente parecia evidente que as lágrimas inibiam o instinto sexual.
Ficou demonstrado nos dois experimentos que as lágrimas reduzem a produção de testosterona na saliva. Diminui também a atividade de áreas cerebrais relacionadas à excitação sexual. A conclusão é de que nas lágrimas femininas existe algum componente volátil capaz de inibir o instinto sexual masculino.
Como esse elemento ativo nas lágrimas femininas só atua a curta distância, talvez por isso sejamos capazes de consolar uma mulher que chora sem nos excitarmos ao abraçá-la junto ao peito. Interessante, né?
**
Luiz Mendes
24/03/2011.