por Li Camargo
Trip #194

Sete fotógrafos viram modelos de si mesmos em um ensaio que reflete seus olhares e estilos

Enquanto as artes plásticas enfrentam crises conceituais, a fotografia ganha espaço - e valor - em museus e leilões. A convite da Trip, sete fotógrafos viram modelos de si mesmos em um ensaio de moda que reflete seus olhares e estilos

FERNANDO YOUNG
Como começou a fotografar?
Aos 14 anos ganhei uma bolsa para um curso de fotografia. Quando decidiu ser fotógrafo? Ao montar meu primeiro laboratório PB aos 16 anos. Maiores influências, mestres? Tenho como mestre o fotógrafo Murillo Meirelles. Trabalho mais importante? A direção de fotografia do DVD Zii e zie, de Caetano Veloso. O que ou quem, gostaria de fotografar? Brigitte Bardot. Filme ou digital? Gosto mais do ritual da fotografia analógica, mas me rendi à necessidade digital. Fotógrafo é mais artista ou mais peão? Peão total! Fale do autorretrato. Utilizei um refletor de luz contínua e negativo digital, em estúdio. Equipamento favorito? Minha lente Zeiss-Canon 35 mm.


MARCELO NADDEO
Como começou a fotografar? Meu pai, que é ilustrador, sempre teve boas câmeras, detonei umas duas de tanto fuçar. Quando decidiu ser fotógrafo? Depois que fiz a foto de mulheres gordinhas nuas de costas na Espanha. Senti que levava jeito pra coisa. Maiores influências, mestres? David Lachapelle, Richard Avedon, Michael Muller, Thelma Vilas Boas e Otto Stupakoff. Trabalho mais importante? O próximo! O que ou quem, gostaria de fotografar? Família Pitt-Jolie, Obama e Nelson Mandela. Filme ou digital? Os dois. Fotógrafo é mais artista ou peão? Peão! Fale um pouco sobre o autorretrato. Externa com cara de estúdio. Equipamento favorito? O que não falha no meio do trabalho.

AUTUMN SONNICHSEN

Como começou a fotografar? Comprei uma Pentax K1000 quando estava na escola e fazia fotos das minhas amigas no horário de almoço. Quando decidiu ser fotógrafa? Quando já era uma. Maiores influências, mestres? Minha mãe. Trabalho mais importante? O próximo. O que ou quem, gostaria de fotografar? Dolly Parton. Filme ou digital? Digital. Fotógrafo é mais artista ou mais peão? Prefiro ser peão com estilo, a arte é só uma desculpa. Fale do autorretrato. Me disseram que era para eu fazer charme. Equipamento favorito? Uma Mark II e lentes fixas.


CLAUS LEHMANN
Como começou a fotografar?
Quando descobri uma máquina manual da minha mãe. Quando decidiu ser fotógrafo? Quando comecei a fotografar. Maiores influências, mestres? Mestres do cinema, da fotografia, da música e da pintura. Trabalho mais importante? Minha exposição de retratos no Memorial da América Latina. O que ou quem gostaria de fotografar? Novos horizontes me atraem sempre! Filme ou digital? Filme, digital, misturado. Fotógrafo é mais artista ou peão? Impossível fotografar sem um mínimo de senso artístico. Fale do auto-retrato. Imagens são para ver e descobrir. Equipamento favorito? Uma câmera 360° (com negativo PB dentro).


FELIPE HELLMEISTER

Como começou a fotografar? Fazendo um frila como assistente para a mãe da minha namorada, a fotógrafa Elisabeth Viera. Quando decidiu ser fotógrafo? A vida me fez fotógrafo. Maiores influências, mestres? Meu mestre foi o Miro, de quem fui assistente. E tem os que conhecemos por livros e alimentam nossa alma, como Avedon, Irving Penn, Julia Cameron, Nan Goldin, Diane Arbus, Sally Mann, Loretta Lux. Trabalho mais importante? O último. O que ou quem gostaria de fotografar? Gente com pedigree cultural. Filme ou digital? Os dois. Fotógrafo é mais artista ou mais peão? Os dois. Fale do seu autorretrato. Sem título. Equipamento favorito? Canon 5DII.

DANIEL ARATANGY


Como começou a fotografar? Meu pai adorava fotografia e tinha um laboratório PB em casa. Eu sonhava em ser fotógrafo da National Geographic. Quando decidiu ser fotógrafo? Apareceu uma oportunidade para ser assistente e as coisas foram rolando. Maiores influências, mestres? Dos gringos: Camila Akrans, Cécile Bortoetti, Bruno Bisang, Terry Richardson e Martin Parr. Dos brasileiros: Bob Wolfenson. Trabalho mais importante? O que estou desenvolvendo com colagens digitais. O que ou quem gostaria de fotografar? O cineasta chinês Wong Kar-Wai. Filme ou digital? Digital. Fotógrafo é mais artista ou peão? Um pouco dos dois. Fale do autorretrato. É uma brincadeira com fotos de arquivo. Equipamento favorito? Nikon D3x.

CAUÊ ITO

Quando decidiu ser fotógrafo?
No curso de jornalismo, a fotografia começou a me interessar mais que o texto. Maiores influências, mestres? JR, Andreas Gursky, Weegee, Man Ray, Nadav Kander, Guy Bordin, Walter Carvalho, Charlone, Marcio Simnch. Trabalho mais importante? O videoclipe "Stop emotion", do Sonic Jr. O que ou quem gostaria de fotografar? Uma grande banda, Copa do Mundo e Olimpíada. Filme ou digital? Digital. Fotógrafo é mais artista ou peão? Todo fotógrafo já teve vida de peão. Fale do autorretrato. A ideia era confundir sobre onde teria sido feito: no caso, no centro de SP. Equipamento favorito? Minha antiga Hasselblad.

matérias relacionadas