Hall da fama da HQ

por Luiz Filipe Tavares

Cartunista Drew Friedman faz série de retratos de grandes mestres dos quadrinhos

Mito da caricatura e dos quadrinhos underground dos EUA, Drew Friedman é o que chamamos de um "artista dos artistas". Sucesso entre os fãs, a crítica e os companheiros de profissão, Friedman é um surrealista por natureza e sempre gostou de criar histórias com personagens famosos da cultura pop.

Em sua mais nova série de caricaturas, ele homenageia grandes nomes internacionais dos quadrinhos com retratos de seus mestres e amigos. A Legends of Comics Portraits traz ilustrações com Harvey Kurtzman e Will Elder (fundadores da revista americana Mad), Wally Wood (rei dos letterings na era de prata dos quadrinhos DC), Basil Wolverton (grande difusor do estilo bizarro que viria a influenciar uma geração inteira no fim dos anos 70), Harvey Pekar (autor da cultuada série American Splendor) e o inimitável Robert Crumb.

Além da série em questão, Friedman é autor das caricaturas da série de livros Old Jewish Comedians, Any Similarity to Persons Living or Dead is Purely Coincidental e The Fun Never Stops, todos considerados obras-primas dos retratos em caricatura dos EUA. Nos últimos anos lançou ainda Sideshow Freaks, onde mostra sua obsessão pelas chamadas "aberrações de circo" e Too Soon?: Famous/Infamous Faces 1995-2010, onde mostra sua especialidade maior: reimaginar grandes nomes da cultura pop.

Veja na galeria os retratos da série Legends of Comics. Para conhecer mais sobre seu trabalho, dê um pulo no seu site oficial.

Vai lá: www.drewfriedman.blogspot.de

fechar