por Luiz Filipe Tavares

Nova câmera permitirá infinitos pontos de foco simultâneos em uma mesma imagem

Na coluna de Ricardo Setti no site da Veja, a repórter Domitila Becker usou um exemplo perfeito para falar sobre a tecnologia em desenvolvimento nos laboratórios da empresa americana Lytro: um sensor de nitidez que gera infinitos pontos de foco simultâneos em uma mesma imagem fotográfica. Isso significa que, a partir do lançamento desta revolucionária câmera, escolher o ponto focal em uma imagem passará a ser processo virtualmente obsoleto no mundo da fotografia digital. Então pedimos licença para citar o exemplo comentado acima:

"“Digam xiiiiis!”, grita o fotógrafo improvisado enquanto tenta enquadrar na mesma telinha da câmera digital um grupo de cinco inquietos amigos e uma gigantesca torre. O fotógrafo nem precisa decidir quem será o ator principal do retrato. O foco automático da máquina dá prioridade para os sorrisos no primeiro plano. E o monumento atrás fica irremediavelmente embaçado para toda a posteridade, certo? Não mais."

Explicando. A câmera da Lytro opera captando todos os raios de luz diante do obturador. Claro que a empresa ainda não divulgou todas as informações tecnicas do protótipo, mas já afirmaram que o equipamento vai operar com uma série de lentes menores entre a lente principal e o sensor fotográfico. A ideia é produzir uma câmera leve e barata, sem mecanismo de foco embutido e que seja mais rápida e eficiente que as câmeras mais tradicionais, mesmo as mais modernas.

Para o tratamento e correção das imagens clicadas com o protótipo, a empresa conta com um software atualmente em desenvolvimento pela equipe de Kurt Akeley, um dos fundadores da Silicon Graphics, que foi durante muito tempo a maior empresa de computação gráfica de todos os Estados Unidos. Com um orçamento que já superou a marca dos US$ 50 milhões, a Lytro espera ser capaz de lançar ainda este ano uma versão comercial da maquininha de milagres.

No site da empresa você pode explorar algumas imagens clicadas pelos protótipos e ter a primeira sensação da capacidade do controle virtual de foco. Mesmo ainda muito inferior às funcionalidades prometida pela empresa, a perspectiva para o desenvolvimento desta nova tecnologia é excelente. Visite a galeria de foco e zoom interativo da marca e espie essa nova forma de fotografar em funcionamento. 

Vai lá: www.lytro.com

fechar