Logo Trip

Fala campeão

Jihad Kohdr deu azar: conquistou o título brasileiro bem no dia em que Kelly Slater papava o mundial

Por Redação

em 19 de outubro de 2006

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Jihad Kohdr deu azar, conquistou seu primeiro título brasileiro de surfe profissional bem no dia em que Kelly Slater conquistava o seu oitavo título mundial. No último sábado, enquanto Odirlei Coutinho, único adversário com chances matemáticas de superar Jihad, era derrotado em sua estréia na decisiva etapa do SuperSurf, Kelly chegava a mais uma final do WCT e assim garantia, com duas etapas de antecedência, o octa em Mundaka, Espanha, o que acabou ofuscando o merecido título do paranaense de origem libanesa.

Mas, se na mídia a etapa final 20ª edição do Circuito Brasileiro de Surfe não teve a devida repercussão, quem esteve nas areias da Barra da Tijuca, Rio, teve muito para ver e se emocionar. Há anos a Barra não recebia um evento de surfe dessa importância, o público prestigiou e a organização da prova já garantiu a realização da final de 2007 por lá.

Na água, Jihad, 22, sobrou. Mesmo com o título assegurado na véspera, chegou à sua quarta final na temporada e venceu o carioca Simão Romão, 20, conseguindo incríveis 93% de aproveitamento no circuito. "Acho que este foi o meu ano. Ano passado não entrei no WCT por uma vaga e agora veio a recompensa", concluiu o campeão brasileiro, que ocupa a 34ª posição no ranking do mundial de acesso.

O paulista Odirlei Coutinho, que já tem três vice-campeonatos brasileiros em seu currículo, chegou ao Rio em segundo e acabou superado por Renato Galvão. Leo Neves ficou em quarto e Simão Romão foi o quinto melhor brasileiro em 2006. No feminino, cujo título já estava assegurado por Andréa Lopes, Juliana Quint, 26, venceu a etapa carioca superando Bruna Schmitz, 16, na final. Taís de Almeida terminou a temporada como vice-campeã.

Sobre o oitavo título de Kelly Slater, 34, o que falar? Quando Mark Richards chegou ao seu quarto título mundial em 1982, aquele parecia um recorde insuperável considerando o nível de competitividade e a renovação característica no surfe. Bem, Kelly acaba de dobrar o tal recorde e parece ter fôlego para mais, melhor deixá-lo falar: "Eu tive muito stress nos últimos dois anos antes de ganhar no ano passado, este ano não. Eu realmente não estava preocupado com o oitavo título. Isso veio, e é o melhor ano de competições para mim".

Sobre o nono título: "Eu me sinto bem, sinto que estou surfando e competindo melhor e mais forte do que nunca. Isso me faz sentir que posso continuar. Eu apenas não sei se é isso que eu quero agora". Comparando com os anteriores: "Este tem um sentimento diferente, ano passado havia muita pressão. Este ano tive muito mais satisfação, eu estou descartando um quinto lugar agora (seu pior resultado no ano, são três descartes em 11 etapas)".

E as duas últimas competições do ano (Brasil e Havaí): "Eu adoraria vencer as duas, quero muito ganhar em Pipe e vou me focar para isso". Caso vença uma delas quebrará o único recorde que ainda não detém isoladamente na ASP, o de número de vitórias em campeonatos, que divide com o "herói" Tom Curren.

                               ********************

NOTAS
MUDANÇA DE ENDEREÇO

Depois de quatro anos em Florianópolis, SC, o Onbongo Pro Surfing, WQS seis estrelas (US$ 125 mil em prêmios e 2500 pontos) será em Itamambuca, Ubatuba, SP. A prova começa dia 24 e será decisiva para os brasileiros que disputam vaga no WCT 2007.

MUNDIAL PRO JUNIOR
Começa amanhã em Camburi, São Sebastião, SP, O Billabong Teen, decisiva seletiva sul-americana para o Mundial de surfe sub 20, que será disputado na Austrália no início de 2007.

ESCALADA – OPEN BOULDER
Prova de escaladas curtas em 29 vias de diferentes graus de dificuldade (V0 a V10) acontece neste final de semana no Parque da Juventude (antigo Carandiru) nas categorias master, juvenil, infantil e intermediário, masculino e feminino.

ENDLESS SUMMER
Amanhã às 23h30 o SporTV exibirá o clássico documentário de surfe de Bruce Brown, filmado em 1964.

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM