Sorria: sobre surf e felicidade

por Piti Vieira
Trip #259

Farto da negatividade que chegava até ele via internet, Gabriel Novis decidiu fazer um filme com surfistas da elite nacional que refletem a felicidade do brasileiro

Um dia, Gabriel Novis, alagoano de 24 anos que mora nos Estados Unidos, abriu o computador, começou a rolar a timeline e teve uma macabra epifania. "Toda informação que chegava para mim era negativa. Via um monte de merda rolando: a economia do Brasil indo por água abaixo; terrorismo em todo o mundo; as pessoas esquecendo de valorizar o próximo e a natureza, acabando com tudo!" Essa foi a fagulha que daria início a um lindo incêndio cinematográfico chamado Sorria. O filme de 42 minutos foi gravado durante o US Open de surf, seguindo de perto a trilha de surfistas brasileiros como Yago Dora, Filipe Toledo, Jessé Mendes, Tomas Hermes, Yuri Gonçalves e Jean da Silva, além de inserções dos sorrisos sempre charmosos da atriz norueguesa Cornelia Grimsmo.

Leia também: Um livro sobre a história do surf

"Queria me inspirar e tentar inspirar as pessoas para que elas nunca esqueçam de sorrir e não se levem tão a sério", conta Gabriel. Segundo ele, a ideia é refletir o ponto de vista do brasileiro no exterior – afinal, somos um exemplo extremo de felicidade. "Acho que a gente é malvisto como barulhento, talvez por tomar espaço. Não que isso seja uma coisa boa, às vezes pode ser até falta de educação. Mas, na realidade, é apenas um reflexo da nossa felicidade", diz. "Quis passar isso de forma metafórica no filme, então a Cornelia escreveu uma historinha junto comigo e representou o sorriso de diversas formas."

Assista ao trailer de Sorria

play
Créditos

Imagem principal: Arquivo pessoal

fechar