Dinheiro por metro quadrado

por Luiz Filipe Tavares

Vencedor de prêmio expõe US$ 100 mil em notas de 1 dólar nas paredes do Guggenheim

O artista alemão Hans-Peter Feldmann ganhou uma bolada e resolveu mostrar para todo mundo o tamanho do valor do prêmio. Mas ao invés de comprar um iate, ou dar uma festa cheia de rappers e atrizes de Hollywood, ele resolveu trocar seus US$ 100 mil em notas de um e cobrir as paredes da rampa Lloyd Wright, no Museu Guggenheim de Nova York, em uma gigantesca instalação recheada de muitas verdinhas com o rosto de George Washington estampada na frente.

Aos 70 anos de idade, o Sr. Feldmann tornou-se no ano passado o artista mais velho a receber o Prêmio Bienal Hugo Boss da fundação Solomon R. Guggenheim, que a cada dois anos premia um artista pela significância de suas realizações na arte contemporânea. O prêmio é patrocinado pela marca europeia de roupa masculina que dá nome ao incentivo e dá, além dos US$ 100 mil pendurados na parede do museu novaiorquino, uma exposição solo para o artista premiado naquele ano. Iniciado em 1996, o prêmio já contemplou Matthew Barney (1996), Douglas Gordon (1998), Marjetica Potrč (2000), Pierre Huyghe (2002), Rirkrit Tiravanija (2004), Tacita Dean (2006), e Emily Jacir (2008).

“Eu estou com 70 anos de idade e comecei a fazer arte nos anos 50. Naquele tempo não existia dinheiro no mundo da arte. Juntos, arte e dinheiro não existiam. Então, para mim, ganhar esses US$ 100 mil foi muito especial. É incrível até, para dizer a verdade. Por isso eu queria mostrar a quantidade de dinheiro que isso vale", ", comentou o Sr. Feldmann em entrevista concedia ao New York Times na semana passada, afirmando ainda que espera que a instalação seja levada como uma declaração forte da relação arte-dinheiro. "De forma alguma eu quis esnobar o prêmio do museu. Não sou contra os museus em nenhum aspecto. Fico feliz que eles tenham aceitado essa ideia, eu sei que é um pouco fora da norma."

Hans-Peter ganhou imensa notoriedade no início da década passada com a grandiosa instalação exposta no International Center of Photography in Midtown. Na ocasião ele encheu uma sala da galeria com centenas de primeiras páginas de jornais do mundo todo impressas no dia 12 de setembro de 2001, dia seguinte ao atentado terrorista que derrubou as duas torres gêmeas do World Trade Center em Nova York (veja abaixo).

Sobre as inspirações que serviram para o trabalho, o artista apontou Andy Warhol como uma das influências maiores para a instalação. De acordo com o artigo do New York Times, Feldmann diz que a pintura em silk screen de 1962 intitulada "200 notas de um Dólar" foi a primeira coisa que veio à sua mente quando teve a ideia. Esse trabalho de Warhol foi arrematado em um leilão de 2009 por US$43.7 milhões.

Nancy Spector, curadora-chefe da exposição no Guggenheim, comemorou a ideia de Feldmann em usar dinheiro na instalação. Conhecendo muitas das complexas instalações que o artista fez durante sua carreira, ela afirma que é o trabalho do museu realizar as visões mais ousadas dos artistas que desejam exibir em suas paredes.

"Nós temos uma vasta história de realização das visões dos artistas que escolhemos para expor, não importa o quanto for incomum ou extrema. Nós olhamos para a ideia de Feldmann por todos os ângulo para saber se era realizável e defensável, e concluimos de que a obra está bem alinhada com seu trabalho."

Via: The New York Times

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