por Luiz Filipe Tavares

Documentário que conta a história do maior surfista de todos os tempos estreia na ESPN

A história do surfista americano Kelly Slater se confunde com a história do surf moderno. Nascido em 1973, tornou-se profissional em 1990 e de cara tornou-se o surfista mais jovem a vencer um título mundial do WCT, apenas dois anos depois de entrar no circuito e com apenas 20 anos. Em 2010, aos 38 anos, levou seu décimo título mundial e tornou-se também o surfista mais velho a vencer o circuito mundial.

A épica história deste último WCT foi contada no muito elogiado documentário Extraordinário - 10x Kelly Slater, que estreia na ESPN brasileira nesta terça, dia 22, às 21h. O filme é centrado nesta décima conquista de circuito mundial de Slater, um dos momentos mais marcantes da história do esporte por ter sido realizado apenas quatro dias depois da morte do também campeão mundial Andy Irons, o maior rival da carreira de Slater. O havaiano venceu o circuito em 2002, 2003 e 2004.

Irons e Slater protagonizaram grandes finais lado a lado e sempre tiveram sua rivalidade muito acompanhada pela mídia. Sempre provocaram um ao outro durante toda a carreira mas sempre mantiveram o respeito pelo talento que eles sabiam ter. No fim, o décimo título da carreira de Slater teve de acontecer sem seu maior rival, num Rip Curl Pro Search Porto Rico em 6 de novembro de 2010, apenas quatro dias depois da morte de Irons.

O site da ESPN tem um vídeo excelente de seis minutos com imagens exclusivas de Extraordinário - 10x Kelly Slater. O doc foi ao ar na terça às 21h na ESPN. As reprises serão na na quinta (24), também às 21h, na ESPN Brasil e finalmente na sexta (25) às 19h na ESPN HD. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

Na galeria acima você as fotos que o Brasileiro Vavá Rodrigues fez desse dia histórico e que sairam na Trip 195 com uma super reportagem do próprio Vavá.

 

 

matérias relacionadas