Com pódio e sem TV

por Redação

A decisão do Super Surf

A vitória na terceira etapa do Circuito Petrobras deu à cearense Silvana Lima o bicampeonato do Circuito e também do Super Trials, ranking classificatório para a primeira divisão nacional, o Super Surf.

A prova foi disputada na Barra da Tijuca, Rio, em ondas pequenas e irregulares, e teve sua bateria mais importante na semifinal, quando Silvana enfrentou sua conterrânea Tita Tavares. Com o título brasileiro assegurado por antecipação, Tita, competindo mais descontraída, acabou superada por Silvana.

Mas emocionante mesmo foi o desempenho da vice-campeã da prova, Alcione Silva. Campeã mundial amadora de 2000 em Portugal, Alcione está sem patrocínio e já havia perdido a primeira etapa do Petrobras porque não teve dinheiro para viajar. Na segunda, vendeu o televisor para competir em Pernambuco e ficou em segundo.

E só foi para o Rio para a última etapa graças à ajuda de um amigo. Viajou três dias de ônibus e iria dormir na praia não fosse a longboarder Cris Pires recebê-la em casa. Valeu o sacrifício.

**

Ontem começou em Saquarema, Rio, a decisão do Super Surf. Há 17 anos o Brasil conhecia seu primeiro campeão nacional de surfe, Paulo Matos, lá mesmo, nas boas ondas de Itaúna.

Para a decisão deste ano 13 surfistas chegam à quinta e decisiva etapa com chances de se sagrar campeão. Os maiores favoritos são o tricampeão, recordista de títulos nacionais e líder no ranking Peterson Rosa, e o atual campeão, segundo na classificação do circuito, Leonardo Neves.

Nenhum dos 13 candidatos ao título entrou na água ontem para competir. A partir de hoje a disputa do título e da VW Parati Cross-Over, prêmio para o campeão da temporada,  começa pra valer. Tita Tavares vai a Saquarema buscar a sua Parati e comemorar o título.

**

Depois de seis dias de espera, a etapa espanhola do Mundial de Surfe recomeçou na terça-feira e deve terminar hoje em Bakio, um beach break próximo a Mundaka, praia oficial do Billabong Pro, que com ondas pequenas não oferece condições.

Quatro brasileiros continuavam na prova, na sua terceira fase, Guilherme Herdy, Victor Ribas, Teco Padaratz e Paulo Moura, que iria enfrentar Kelly Slater, pilhado pela eliminação, ainda na primeira fase, do atual campeão e líder do ranking, Andy Irons.

Os resultados da perna européia deixaram a final do Tour mais emocionante. Slater e Taj Burrow, que também estava vivo na prova espanhola, se aproximaram de Irons no momento decisivo do circuito. Faltando três das 12 etapas deste ano, o Tour da ASP chega ao Brasil na segunda-feira.

NOTAS

WAKEBOARD

A carioca Mariana Martins, que no começo do mês representou o Brasil no Mundial nos EUA, conquistou o bicampeonato brasileiro neste final de semana. A prova decisiva do Circuito foi disputada no Rio e o paulista Mario Manzolli ficou com o título masculino.

Dissecando a História

Depois de passar quatro anos trabalhando arduamente nas 800 páginas e 5000 palavras de sua "Enciclopédia do Surfe", que será lançada este mês nos Estados Unidos, Matt Warshaw, historiador e surfista, anunciou que, terminada a sessão de autógrafos, se lançará a novo desafio: sairá pelo mundo em busca do tubo de seis pés perfeito.

fechar