Logo Trip

Chapa Quente

Para a seção ?espelho? deste apêndice cultural, a Auto-resenha, convidamos o fotógrafo e colunista da Trip J. R. Duran para escrever sobre seu segundo romance. Não é que ele ficou bem na foto?

Chapa Quente

Por Redação

em 28 de março de 2006

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Santos – J. R. Duran (Francis)
Santos é a história de um seqüestro. Um seqüestro em que dá tudo errado. É um romance, ficção. Mas, atenção, os acontecimentos se passam no fim dos anos 80. Em um momento pré-Collor, em que o Brasil caminhava em direção a suas primeiras eleições livres e democráticas depois de muito tempo. Tudo acontece em alguns dias de inverno, em Santos, uma cidade que sempre me fascinou.
Meu amigo Marcelo Pires disse que Lisboa, meu primeiro romance, era um noir existencial. Bem, Santos é um noir, também. E existencial, também. Acho. Espero. É assim que uma parte de mim vê a vida. Mas, como diriam os outros, com um plus: ação, muita ação.
Raul, o personagem principal, é um escritor frustrado que tenta sair de um círculo vicioso que o arrasta em direção a caminhos cada vez mais tortuosos e difíceis. Junte a isso um policial, uma garota mimada, um amigo milionário porra-louca, um passado em que tudo deu errado e o jogo está na mesa. Pronto para o destino jogar suas cartas.
O famoso fotógrafo Henri Cartier-Bresson falava do “momento decisivo”. O momento certo para apertar o disparador da câmera e registrar a imagem definitiva. O escritor Raymond Chandler falava, também, do “momento decisivo”. Mas ele se referia ao momento em que a vida de um homem pode dar uma guinada, para o bem ou para o mal.
Um de meus livros favoritos é The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson. Fotografando de dia e escrevendo de noite, podendo contemplar e descobrir esses “momentos decisivos” é um privilégio. Que me faz sentir, quase, como o Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Só não sei quem é o fotógrafo e quem é o escritor.
(J. R. Duran é, como você já sabe, fotógrafo e escritor)

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

LEIA TAMBÉM