por Caio Ferretti

Em Santa Bárbara, na Califórnia, pessoas como Barbara Harvey moram em seus veículos dentro de estacionamentos abertos para receber desabriga

POR CAIO FERRETTI *

À primeira impressão, Barbara Harvey é uma pessoa com uma vida comum. Tem um emprego, um teto para se abrigar e um carro. No entanto, um detalhe torna essa inglesa de 66 anos, atualmente morando em Santa Bárbara (EUA), uma pessoa diferente. O teto debaixo do qual ela se abriga e o veículo que dirige são uma coisa só. Sim, o Honda CR-V de Barbara é também sua casa. Na verdade, dela e de seus dois golden retrievers. Situação nada cômoda, mas que só é possível graças ao Safe Parking Program, um projeto não-governamental que disponibiliza estacionamentos inteiros para desabrigados morarem em seus carros. Solução curiosa, que está em crescimento na cidade californiana.

“Queremos dar suporte às pessoas que já estavam morando em seus carros, mas não tinham um local seguro para estacionar”, explica o coordenador do projeto, Shaw Talley. “Todo tipo de pessoa mora aqui. Estudantes, famílias, desempregados, deficientes e veteranos de quase todas as guerras”, completa ele, garantindo que o programa não tem ligação direta com a crise econômica do país. Atualmente são cerca de 100 pessoas divididas em 12 estacionamentos, separados entre homens e mulheres. Ninguém precisa pagar para viver no local, aberto sempre das sete da noite até as sete da manhã.

GREVE DE SEDE
“O que eu mais sinto falta é de ter um banheiro”, lamenta Barbara. “Algumas mulheres têm um balde para urinar. Eu simplesmente evito beber água após as 18h.” Mesmo assim, ela tece elogios ao programa. E sonha. “Espero ter uma casa em breve. Não tenho razão para acreditar, mas minha intuição diz que logo estarei morando em uma.”

*Colaborou Marília Kodic
fechar