Gigantesca rede sueca de móveis prepara o primeiro bairro sem carros da Inglaterra

Londres prepara o primeiro bairro “car free” da Inglaterra – bancado por uma rede sueca de lojas de móveis

A propaganda promete “26 acres da Londres histórica, design inteligente, criatividade, sustentabilidade e um senso verdadeiro de comunidade” ao falar do Strand East, lançamento imobiliário da Ikea, a gigantesca rede sueca de móveis pré-fabricados.

A área, bem próxima do local dos Jogos Olímpicos de 2012, abrigava desde o século 16 um distrito industrial, onde prédios centenários estão sendo demolidos para dar lugar ao que deve se tornar uma das regiões mais modernas da Inglaterra.

O Strand East terá 1.200 casas de diversos tamanhos e preços, 48.000 m² de escritórios e 200.000 m² de áreas comerciais, um centro de saúde, escola, berçário e um número generoso de praças e áreas verdes. Tudo isso entre duas hidrovias.

O grande diferencial, contudo, é que Strand East será totalmente “car free”, ou seja, carros não poderão transitar por lá, com exceção de ônibus e ambulâncias. Os automóveis particulares irão direto para uma vasta garagem subterrânea. A construção começa no ano que vem e o prazo de entrega é 2017.

Vai lá: www.strandeast.com

matérias relacionadas